Horário de verão começa no domingo (18)

Medida visa à redução do consumo de energia. Em Brasília, postes funcionam automaticamente por meio de dispositivo sensível à luz solar

Foto: Andre Borges.

Inicia-se à zero hora do domingo (18) o horário de verão brasileiro. Isso significa que, quando os ponteiros saírem do marco 23h59 de sábado (17), os relógios deverão ser adiantados para uma hora da manhã. A medida vai até 21 de fevereiro de 2016 e deve ser adotada pelo Distrito Federal e por todos os estados das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, conforme determina o Decreto Federal nº 6.558, de setembro de 2008.

De acordo com o texto, o período oficial do horário de verão é sempre do terceiro domingo de outubro ao terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte — ou quarto, no caso de coincidir com o domingo de carnaval. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a média de duração foi de 120 dias nos últimos 20 anos. Desta vez, será de 126 dias.

O superintendente de Operação do Sistema Elétrico da Companhia Energética de Brasília (CEB), Marcus Fontana, explica que o primeiro objetivo da medida é a redução do consumo de energia no horário chamado de ponta, das 18 às 21 horas. "Nesse período, o consumo é maior porque é quando as pessoas chegam em casa depois do trabalho ou da escola, tomam banho e ligam equipamentos elétricos", exemplifica.

Com mais tempo de sol, essa rotina é alterada. "Alguns aproveitam indo a parques, praticando atividades físicas. Outros chegam em casa ainda com luz do dia e desempenham as atividades sem a necessidade de luz artificial", explica.

Em setembro de 2015, por exemplo, o Distrito Federal consumiu, em média, 1.150 megawatts diários durante o horário de ponta. Com base nos números dos últimos três anos, a expectativa da CEB é que a redução seja de 46 megawatts diários no período de vigência da medida, o que corresponde a uma economia aproximada de 4%.

Iluminação automática
Acima dos postes de iluminação pública em Brasília, há fotocélulas que reconhecem a presença de energia solar e fazem com que a lâmpada acenda ou apague automaticamente. Quem encontrar algum deles aceso durante o dia ou desligado à noite pode entrar em contato com a CEB pelo número 116. A exceção é quando o poste fica ligado no período diurno por estar passando por manutenção, avisa Fontana.

Vigência
No Brasil, o horário de verão foi instituído em 1931 pelo presidente da República Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase meio ano, bem como no verão seguinte. Posteriormente a adoção foi retomada em períodos não consecutivos, de 1949 a 1953; de 1963 a 1966; e a partir de 1985.


Fonte: Redação.
Postagem Anterior Próxima Postagem