Semana Nacional de Ciência e Tecnologia oferece mais de 900 atividades

Inovações tecnológicas são algumas das atrações do evento que ocorre até domingo (25) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

O menino Daniel de Oliveira Fini, de 10 anos, quer ser engenheiro de controle e automação. "Gosto muito dessa área, acho muito legal, mas ciência não envolve só robôs, jogos e eletrônicos, envolve outras coisas como a reciclagem". Além de conhecer nesta quarta-feira (21) diversos estandes da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, o estudante da Escola Classe nº 53, de Taguatinga, representava o colégio com uma exposição sobre reciclagem de papelão. Os alunos desenvolveram objetos simples do dia a dia, como um puxador de sacolas plásticas ou enfeites para a casa, como mandalas ou molduras de espelhos.

Desde segunda-feira (19), é possível conhecer várias curiosidades em exposições e oficinas do evento que neste ano tem como tema Luz, Ciência e Vida. Uma mostra do Ministério da Educação, da qual participam alunos de institutos federais, apresenta carrinhos com controle remoto que conseguem identificar obstáculos e desviar deles. Outra invenção que chama a atenção do público é o robô humanoide, também controlado remotamente. Para o estudante de engenharia elétrica do Instituto Federal da Paraíba Matheus Delfino, de 21 anos, estar em Brasília participando da semana é muito enriquecedor. "Além de conhecer outros grupos e pessoas, dá para trocar experiência, principalmente no mundo da tecnologia. Já vi muita coisa legal."

Atrações
Até domingo, serão mais de 900 atividades. Outros lugares, como o Museu da República e o Planetário de Brasília, também sediam o evento (veja a programação). Cento e cinquenta e três instituições públicas e privadas apresentam projetos e experimentos. É o caso, por exemplo, da Polícia Federal, que levou diversos equipamentos de perícia, entre eles, um simulador de realidade virtual. Por meio de uma espécie de óculos, uma pessoa consegue enxergar a cena de crime como se a estivesse observando. "O perito criminal se baseia nos vestígios materiais e não nos testemunhos das pessoas. Nós lemos a cena e identificamos o que ocorreu pelas marcas que foram deixadas", esclarece o perito criminal Marcelo Ribeiro.

O simulador foi desenvolvido especialmente para a semana, mas outros objetos usados pela corporação no cotidiano podem ser vistos no estande: um robô antibomba — impede que os agentes cheguem perto de alguma ameaça de bomba — e um drone — veículo aéreo não tripulado para sobrevoar áreas ambientais e verificar desmatamentos e incêndios. "É um panorama das técnicas que utilizamos em algumas cenas, como a luz forense para identificar vestígios biológicos, como o sangue", exemplifica Ribeiro.

Organização
Em 2015, a semana foi organizada por quatro secretarias de Brasília: de Relações Institucionais e Sociais, de Educação, de Turismo e de Ciência e Tecnologia (pastas envolvidas na reestruturação da administração direta do DF). Os recursos financeiros são exclusivamente do governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento foi instituído pelo Decreto Federal nº 5.101, de 9 de junho de 2004, na gestão do então ministro de Ciência e Tecnologia Eduardo Campos, que morreu em 2014. Na mesma época, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, era secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do ministério e coordenou as duas primeiras edições. "Esta edição traz uma conquista muito importante, é a primeira vez que o governo local organiza o evento", enfatiza a colaboradora do governo Márcia Rollemberg, esposa do chefe do Executivo da capital federal, que compareceu à abertura da semana.

Transporte gratuito
Ônibus com viagens gratuitas saem da Rodoviária do Plano Piloto em direção ao Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Em sistema circular, quatro veículos rodam das 8 às 18 horas. O ponto de embarque no terminal é em frente ao posto do DFTrans. 


12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
De 19 a 25 de outubro de 2015 (de segunda-feira até domingo)
Das 8h30 às 18 horas durante a semana (na quarta-feira, as atividades ocorrerão até as 21 horas), e das 9 às 18 horas no fim de semana
No Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e em outros pontos da capital
Acesse a programação
Entrada franca

Fonte: Redação.
Postagem Anterior Próxima Postagem