Governo de Goiás busca inspiração para saúde pública no Canadá

O secretário estadual da Saúde, Leonardo Vilela, e o assessor técnico e consultor do Conselho Nacional de Secretários da Saúde, Fernando Cupertino, visitaram entre os dias 31/10 e 8/11 a cidade de Quebec, no Canadá, para conhecer a organização do Sistema de Saúde Pública do município, além de levantar áreas de interesses afins e organizar uma visita oficial do governador Marconi Perillo (PSDB), ao país


Segundo Leonardo Vilela, durante a visita foi possível conhecer experiências bem sucedidas nas áreas ambiental, energética, de tratamento de resíduos sólidos, medicamentos e transferência de tecnologia.

De acordo com o secretário da Saúde, a viagem deve gerar boas iniciativas. “Levamos informações sobre o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e outras unidades de urgências. Eles ficaram impressionados com o trabalho que é desenvolvido para os serviços de média e alta complexidade”, disse ele.

Durante a vista, ainda foram debatidos temas como o intercâmbio acadêmico, o Programa Mais Saúde para Goiás e Conecta SUS, a regulação de pacientes e o sistema de atenção domiciliar.

Essa não é a primeira vez que o Estado de Goiás busca inspiração em modelos de gestão canadense. Segundo explicou Cupertino, O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) foi concebido tendo como referência o Instituto de Readaptação de Montreal.
Postagem Anterior Próxima Postagem