5 atitudes fundamentais para alcançar seus objetivos em 2016

2016 está chegando, e nada de fazer promessas, agora é hora de traçar objetivos


2015 está terminando, com isso é de costume fazermos a avaliação dos resultados do ano que passou e traçamos nossos objetivos para o próximo. Mentalmente, falado, anotado ou de qualquer outra maneira, sempre traçamos objetivos, sejam eles perder peso, ser promovido, entrar na faculdade, fazer um curso de idiomas, entrar em um relacionamento, bem são diversos os tipos de objetivos que podemos traçar, mas o que devemos fazer para alcança-los? A seguir, vou explanar cinco atitudes básicas, porém fundamentais, para você conquistar os seus objetivos em 2016.

1- Definir os Objetivos

Vamos lá, esse é o primeiro passo de uma longa caminhada que devemos dar em 2016. Ao clicar para ler esse texto você provavelmente deve ter pensado em algum objetivo que deseja alcançar no próximo ano, caso contrário, pare um pouco, pense em um objetivo que deseja realizar ano que vem. Vou te ajudar, defina seus objetivos por classes, que podem ser pessoal, empresarial, financeiro, família, trabalho, lazer, crescimento dentre outros.

Dica: Defina poucos objetivos por cada classe, isso irá ajudar você visualizar melhor os seus objetivos e não vai te causar frustração pela quantidade de objetivos que não conseguiu alcançar.

2- Planejar

O planejamento está na base de qualquer operação bem sucedida, não sendo diferente na busca por nossos objetivos. Para mostrar que o planejamento é antigo e está em todo lugar, vou citar dois trechos bíblicos, que se encontram no livro de Lucas 14. 28 e 31. Que dizem assim “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?” e “Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?”, percebemos que o planejamento é fundamental para que possamos atingir os nossos alvos com mais eficácia.

Dica: faça o seu planejamento em forma de documento, de preferência impresso, e exponha em local que seja visível todos os dias.

3- Organizar

Dando continuidade a nossa caminhada, outro passo importante é saber organizar os objetivos para que um contribua para realizar o outro. Eles podem ser organizados de diversas maneiras, aqui segue a minha sugestão, organize-os primeiro em grau de importância, elenque quais objetivos você tem preferência em alcançar, segundo, a parte chata que nos impede de alcançar vários objetivos, as finanças, veja onde você quer dispor o seu dinheiro, terceiro, tempo, você tem tempo para alcançar seus objetivos? Se a resposta é sim, ótimo passamos ao próximo tópico, caso sua resposta seja não, análise sua agenda, caso não tenha tempo agora deixe o objetivo marcado para quando o tiver, o importante aqui é organizar. Não minta para você, fazendo promessas que não pode cumprir.

Dica: estabeleça metas, exemplo: meu objetivo é perder 10 kg em 2016, mas não tenho tempo para academia no primeiro semestre, vou entrar em uma dieta com objetivo d perder 500g por mês, e no segundo semestre, junto dieta com a academia e perco 1,2 kg por mês.

4- Ter foco

Veja que coisa boa, você definiu seus objetivos, planejou e organizou-os, presumo que já saiba qual é o próximo passo? Isso mesmo! Coloca-los em prática. Não é uma tarefa fácil colocar os objetivos em prática, mas quando você se dispõe a isso, suas chances de ter sucesso aumentam drasticamente. Quando se tem foco, se adquire confiança, sua e das pessoas que estão em sua volta, essa atitude sua e das pessoas vai funcionar como combustível motivador para a realização de seus objetivos.

Dica: comece a realizar os seus objetivos no dia 4 de janeiro, pois dia 1 é feriado e 2 e 3 são final de semana.

5- Ter disciplina

Essa é a ATITUDE!!! Sem ela as demais não servem de nada, não posso julgar ter disciplina como a atitude mais importante para você alcançar o seus objetivos, toda via posso dizer que ela é necessária. É nesse ponto da caminhada que muitos desistem, é aqui que surgem os maiores empecilhos, é aquele “colega” que diz que você não vai conseguir, é o planejamento que precisa ser mudado, são os resultados que não aparecem, são as festas no final de semana para destruir a sua dieta, a promoção que não chega por mais que você se esforce, motivos para desistir vão aparecer de todos os lados, é nesse momento que surge aquela força inexplicável que separa as pessoas que alcançam seus objetivos das que não alcançam, e faz você batalhar mais um dia.

Dica: acorde todos os dias com pensamento positivo, entenda só quem pode mudar o seu futuro é VOCÊ, diga todas as manhãs, Eu quero, Eu posso, Eu consigo. E vá a luta, seus objetivos estão te esperando.


Bem eu passei por 5 atitudes que vão te ajudar a conseguir realizar seus objetivos, não só em 2016. Nessa lista podemos perceber que são atitudes fundamentais para mudar de vida, alcançar objetivos não é tarefa fácil, mas quando os resultados chegam, é muito gratificante saber que você, você mesmo foi capaz de realiza-los. Que 2016 seja um divisor na sua vida, para melhor, que ele venha repleto de coisas boas e que lá na final do ano você venha fazer um balanço dos seus objetivos e que a maioria deles tenham sido alcançados. Feliz 2016.
Postagem Anterior Próxima Postagem