José Eliton apresenta Inova Goiás no 3º Intercâmaras

Evento, que é voltado para os participantes da microrregião do Entorno do DF, será realizado na Câmara de Luziânia

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton (PSDB), é o convidado especial da 3ª edição do Intercâmaras 2015/2016 – Programa de Apoio, Desenvolvimento e Integração do Poder Legislativo. Na ocasião ele fará uma apresentação sobre o Inova Goiás — Programa Estadual de Inovação e Tecnologia –, lançado em setembro desse ano.

Esta edição do Intercâmaras será realizada nesta sexta-feira (4/12), das 8h30 às 12 horas, em Luziânia. O evento é voltado para os participantes da microrregião do Entorno do DF, que inclui 20 municípios. Dentre estes, destacam-se alguns que sediam grandes plantas industriais, principalmente alimentícias, atraídas pela proximidade com a capital federal e pela situação geográfica estratégica de centralização do País, a exemplo de Luziânia.

Inova Goiás

O Inova Goiás, que ora será apresentado pelo vice-governador e titular da SED, busca reunir investimentos e ações voltadas à inovação em todo o Estado, melhorando a competitividade por meio da integração entre as instituições governamentais, setor produtivo e as universidades.

O conjunto de ações do Inova Goiás, dentre seus objetivos, visa o fortalecimento da economia e busca potencializar o desenvolvimento do estado. Com isso, prevê um investimento de mais de R$ 1,5 bilhão até 2018. As medidas impactarão dois setores: empresas e administração pública.

O programa é coordenado pela SED, com apoio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). Este, que é o maior programa de inovação em curso no País, conta ainda com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e de vários outros órgãos da administração estadual, além de universidades, agências de fomento, federações, setor produtivo e sociedade civil organizada.

Intercâmaras
O Intercâmaras foi implantado em 2009 na gestão do deputado estadual Helder Valin, que presidia a Assembleia Legislativa. O programa, realizado em cidades-polo de microrregiões estratégicas do Estado, já alcançou 16 municípios e 4.435 participantes de importantes municípios como Anápolis, Caldas Novas, Posse, Goianésia, Itumbiara, Senador Canedo, Catalão, e outros.

Evento mobiliza as Câmaras Municipais da microrregião em torno de palestras temáticas de interesse dos legisladores e promove a integração entre parlamentares e lideranças locais. Nas ocasiões, são discutidos diversos temas, como processo eleitoral, controle externo, processo legislativo, Lei de Responsabilidade Fiscal, Regimento Interno, proposições legislativas, acesso à informação e outros.

O programa conta com parcerias institucionais da Ordem dos Advogados do Brasil -Seção Goiás (OAB-GO), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Tribunal de Contas de Goiás (TRE-GO) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Postagem Anterior Próxima Postagem