Blocos de pré-carnaval deste fim de semana terão reforço na segurança

Corpo de Bombeiros Militar fará rondas periódicas nos locais e levará efetivos e viaturas para os eventos maiores

No sábado (30) e no domingo (31), 12 blocos sairão às ruas no pré-carnaval de Brasília. O Corpo de Bombeiros Militar fará rondas periódicas durante os eventos. Em alguns, por serem maiores, militares e viaturas também estarão nos locais. 
É o caso do Encontro dos Blocos de Carnaval do Cruzeiro, que sairá amanhã (30) no comércio local da Quadra 10, das 9 às 19 horas. A segurança contará com seis militares e uma viatura.

No Plano Piloto, no Eixo Monumental (estacionamento da Funarte), das 14 às 20 horas, o Encosta que Cresce terá oito militares e duas viaturas. Já no pré-carnaval dos blocos tradicionais, na comercial da 302/303 Norte, das 15 horas à 1 hora da manhã do dia 31, 13 homens do Corpo de Bombeiros e três viaturas estarão no espaço para atender os foliões.

Receberão rondas da corporação as agremiações Eixo 44, Falta Pouco, Cafuçu do Cerrado, Bloco Libre, no Plano Piloto; e Fio Desencapado, no Sudoeste, que sairão no domingo.

Fiscalização
Para garantir a segurança dos foliões e evitar carros no gramado próximo aos blocos que sairão no estacionamento da Funarte — Encosta que Cresce e Libre —, no sábado e no domingo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) fará balizamento ao longo do meio-fio e controle do trânsito entre a Funarte e a Torre de TV e no Eixo Monumental, na via N1. Haverá fiscalização de veículos estacionados em locais proibidos e de condutores alcoolizados. Será empregado um efetivo de quatro viaturas, um guincho, uma aeronave e 12 agentes de trânsito.

No fim de semana, a via de acesso à comercial da 201/202 Norte — onde se concentrarão os grupos Peleja e Falta Pouco — estará fechada a partir das 13 horas para a saída dos blocos e a transição dos foliões. O Detran-DF vai liberar a pista após o término dos eventos. Também haverá fiscalização de veículos estacionados de forma irregular e de motoristas alcoolizados. Quatro viaturas, um guincho, uma aeronave e 12 agentes estarão no local.

No sábado, no Bloco Fio Desencapado, no Sudoeste, a 3ª Avenida será fechada parcialmente para passagem das pessoas e deslocamento do bloco a partir das 13 horas. O acesso pelo Eixo Monumental, na via S1, ficará totalmente interditado. A saída para a S1 estará liberada. O órgão vai utilizar duas faixas da 3ª Avenida, no sentido Sudoeste, para fazer controle do trânsito e auxiliar pedestres na travessia da pista. Serão seis viaturas, um guincho, uma aeronave e 15 agentes de trânsito.

No sábado, na área externa do Teatro Nacional Claudio Santoro, para a saída do Bloco Tuthankasmona Tombando a Pyrâmide, das 16 horas à 1 hora da manhã do dia 31, não há previsão de fechamento da via. Serão empregados na fiscalização 12 agentes, quatro viaturas, um guincho e uma aeronave.

No Bloco Gugu Dadá, das 10 horas à 1 da manhã do dia 31, no Núcleo Bandeirante, também no sábado, nenhuma pista será fechada. Os participantes utilizarão a área da Praça da Metropolitana. Quatro viaturas, um guincho, uma aeronave e 12 homens do Detran estarão no local.

Transporte
O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) autorizou as empresas de ônibus de Brasília — Marechal, Pioneira, Piracicabana, São José e Urbi — a fazer viagens extras neste sábado, de acordo com a demanda, nas linhas de ligação das regiões administrativas até a Rodoviária do Plano Piloto e também as linhas circulares das W3 Norte e Sul. O domingo seguirá normal, respeitando a tabela de horários utilizada sempre, ou seja, com 40% da frota nas ruas.

Veja a programação de carnaval.
Postagem Anterior Próxima Postagem