Parque da Cidade vai passar por ampla revitalização

 A Casa Civil foi designada pelo governador para coordenar o planejamento das ações. Início das obras está previsto para outubro
bIMG 0555 
O Parque da Cidade, Sarah Kubitschek, uma das principais áreas de lazer da capital federal, passará por uma ampla revitalização que vai contemplar os principais equipamentos públicos existentes no local. Como a Pista de Caminhada, a Praça das Fontes, o Parque Ana Lídia e o Parque Castelinho, entre outros.
"O governador Agnelo Queiroz determinou que o Parque da Cidade Sarah Kubitschek seja amplamente revitalizado, com a realização de oito obras de forte impacto no local, fruto de um investimento de R$ 25 milhões pelo Governo do DF", informa o secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa.
A Administração Regional de Brasília vai participar de uma comissão para avaliar o projeto que viabilizará a revitalização do Parque da Cidade, Sarah Kubitscheck.
O Administrador de Brasília, Messias de Souza, reconheceu a importância do projeto e reafirmou o valor do Parque da Cidade, como a “jóia” de Brasília.
A revitalização do Parque da Cidade prevê a oferta de equipamentos públicos de qualidade aos usuários, uma preocupação forte do governador Agnelo Queiroz. Dessa forma, o investimento será priorizado em itens que contemplam as necessidades de setores diversos da população, desde crianças que usufruem dos parques infantis aos motoristas que almejam por mais vias de acesso para o trânsito diário.
IMG 0606
O projeto de revitalização contempla os principais equipamentos públicos existentes no Parque da Cidade, como a Pista de Caminhada  o acesso à 912 Sul, os alambrados, que serão reformados; a Praça das Fontes, o Parque Ana Lídia, o Parque Castelinho e os parques infantis (áreas 1 e 2).
Obras - O início das obras na Pista de Caminhada, no acesso à 912 Sul e a reforma dos alambrados está prevista para ocorrer em novembro próximo, com previsão de conclusão para fevereiro de 2014 (a pista de caminhada) e dezembro deste ano (acesso à 912 Sul e os alambrados), respectivamente.
As demais obras nos parques Ana Lídia, Castelinho, parques infantis 1 e 2 e a Praça das Fontes, ainda estão com seus projetos em análise para complementação e atualização. Mas, a data esperada pelo GDF para a finalização destas obras já esta prevista: junho de 2014.
A definição dos principais equipamentos públicos existentes no Parque da Cidade a serem reformados, assim como itens de infraestrutura e definição da responsabilidade de cada órgão do GDF na revitalização do local, começou a ser trabalhada em abril passado, durante reunião convocada pela Casa Civil, que foi o órgão designado pelo governador para coordenar o planejamento das ações.
Além da Casa Civil, o desenvolvimento do projeto de revitalização do Parque da Cidade contou com as Secretarias de Esporte, Habitação Regularização e Desenvolvimento Urbano, Obras, Segurança Pública, Transporte, Administração de Brasília, Administração do Parque da Cidade, Departamento de Trânsito do DF (Detran), a Empresa Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a Companhia Energética de Brasília (CEB).
Estratégia - A estratégia traçada pela Casa Civil e demais órgãos do GDF prevê a revitalização de quatro principais parques que compõem o Parque da Cidade, com a criação de um circuito acessível que permeará os parques com piso tátil e diferenciado, implantação de áreas com piso emborrachado para adequação de utilização por pessoas com deficiência, bem como a inclusão de brinquedos acessíveis junto aos brinquedos tradicionais.
A melhoria da área do anfiteatro que circunda o parque Ana Lídia, com piso em madeira e remodelação das arquibancadas, visto que é utilizado por escolas durante a semana, também é uma das obras previstas.
bIMG 0508
A revitalização do Parque da Cidade contemplará a recuperação dos pisos sob as marquises, adequação de iluminação de realce nos pilares sob as marquises, melhorias da iluminação noturna, implantação de fontes aquáticas utilizáveis para as áreas de chuveiros, instalação de lixeiras que atendam ao padrão da coleta seletiva de resíduos sólidos, instalação de mais bebedouros, instalação de brinquedos de escalada, instalação de pergolados para melhoria no sombreamento das áreas.
O projeto de revitalização da Praça das Fontes prevê tanto a recuperação da infraestrutura física da praça como a completa revitalização da estrutura de funcionamento das fontes.
A nova pista de caminhada será implantada em asfalto com cerca de 10Km de extensão, e que obteve aprovação pela comunidade em audiência pública realizada em no último dia 17 de junho.
A segurança também ganha forte destaque no projeto de revitalização do Parque da Cidade. No âmbito interno do Parque, ela será ampliada por meio da reforma dos alambrados que o circundam em seus 4,2Km² e pela melhor cobertura dos pontos carentes de iluminação em projeto elaborado pela CEB com custo de cerca de R$ 5 milhões e previsão de implantação até setembro próximo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem