Servidores terão quase 100 cursos gratuitos no 2º semestre

Quase cem cursos gratuitos serão ministrados pela Escola de Governo Henrique Santillo, da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), no segundo semestre deste ano, atendendo servidores efetivos e comissionados da administração direta, autárquica e fundacional do Governo do Estado de Goiás

Aula ministrada na Escola de Governo - Foto Segplan

De acordo com a superintendente da Escola, Liliane Morais Batista de Sá, esses cursos vão atender a demanda de servidores interessados na formação pessoal e, ao mesmo tempo, ampliar e melhorar o atendimento ao cidadão. As inscrições para alguns deles serão abertas nas próximas semanas.

No cronograma para os 97 cursos do segundo semestre vão ser abertas vagas para as seguintes áreas: Suprimento e Logística, Saúde no Serviço Público, Orçamento e Finanças, Educação para o Trânsito, Legislação, Tecnologia da Informação, Excelência no Atendimento, Planejamento e Gestão, Gestão de Pessoas e Comunicação e Linguagem.

Certificados online
Desde maio de 2014 a Escola de Governo emite os certificados dos cursos pela internet. Por meio dela, após a conclusão do curso e sua respectiva validação, o aluno pode imprimir o seu certificado acessando o Portal do Aluno. As gerências de Gestão de Pessoas também terão acesso ao documento por meio do Sistema de Capacitação.

Para a superintendente Liliane Morais, isso representa mais um avanço tecnológico, que gera economia de papel e de tempo para o governo estadual, além da desburocratização do processo. “Além de facilitar a vida do servidor-aluno, que não precisa se deslocar apenas para buscar seu certificado”, resumiu Liliane.

Superintendência da Segplan
Com a nova estrutura criada pela Lei nº 17.257, de 25 de janeiro de 2011, a Escola de Governo tornou-se uma Superintendência pertencente à Segplan e que tem como incumbência ações e projetos com foco na Gestão do Conhecimento. Dessa forma, a escola atua visando desenvolver competências no servidor público que o habilitem a desempenhar suas atribuições, contribuindo assim para o desenvolvimento do Estado.

A Superintendência oferece aos servidores cursos de curta duração, com base na análise das necessidades de capacitação demandadas, considerando o desenvolvimento de competências gerais, operacionais, técnico-administrativas e gerenciais dos servidores públicos estaduais.

Público-alvo
As ações de capacitação e valorização do servidor são patrocinadas pelo Fundo de Capacitação do Servidor e de Modernização do Estado de Goiás (Funcam) e têm como público-alvo os servidores públicos estaduais do Poder Executivo (efetivos e comissionados) da administração direta, autárquica e fundacional.

Os servidores estaduais têm à sua disposição os cursos formatados dentro do Projeto Banco de Talentos, que objetiva valorizar o servidor estadual conferindo-lhe a oportunidade de multiplicar os conhecimentos técnicos dominados e aplicados em sua vida profissional, instruindo outros servidores. Além desses cursos, é oferecida capacitação pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) por meio de uma parceria mantida desde 2005.


Benefício também para servidores federais e municipais
A parceria com a Enap também beneficia servidores federais e municipais que podem frequentar cursos relacionados à gestão pública como gestão de pessoas e gestão da logística pública. São disponibilizados ainda, por essa parceria, cursos a distância.

Cursos e eventos também são ofertados aos servidores por intermédio de parcerias com instituições públicas e privadas. As instituições privadas propiciam descontos que possibilitam capacitar, até mesmo, familiares de servidores, estendendo e diversificando a capacitação para além da expertise da Escola de Governo, por meio de instituições de ensino superior, é o chamado convênio de descontos.

Para promover a integração dos recursos humanos dos órgãos e um maior envolvimento desses com a Escola de Governo foi criado o Projeto Construindo uma Comunidade de Aprendizagem – Rede de RH que auxilia também na divulgação dos produtos e serviços de capacitação. Essa Rede de RH é responsável pela validação das inscrições dos servidores nos eventos de capacitação promovidos.

Inscrições
As inscrições para os cursos oferecidos e outras informações podem ser acessadas por meio do site da Segplan: www.segplan.go.gov.br, no link Escola de Governo, ou pelo telefone da Escola de Governo Henrique Santillo, pelo telefone (62) 3201-9267. A Escola de Governo está localizada na Rua C-135, esq. C-149, qd. 291, lt. 3, no Setor Jardim América, em Goiânia.

Fonte: Redação.
Postagem Anterior Próxima Postagem