ENTREVISTA: Um síndico à serviço de outros síndicos

Entrevista com Paulo Roberto Melo presidente da ASSOSÍNDICOS-DF


Em uma manhã de trabalho no dia do síndico o portal visitou o presidente da ASSOSÍNDICOS-DF, o Síndico Paulo Roberto Melo, que nos concedeu uma entrevista exclusiva Melo é um jovem síndico, fundador da Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais Distrito Federal – ASSOSÍNDICOS-DF, Paulo também fez uma balanço de sua gestão á frente da ASSOSÍNDICOS-DF.


BERTOLDO NEVES - O QUE FOI FEITO PELA ASSOSÍNDICOS EM SUA GESTÃO? 
Paulo Roberto Melo - Começamos uma série de programas e projetos que hoje são cerca de quinze, os quais beneficiam morador, síndico e funcionários de condomínios. Atualmente a ASSOSÍNDIOCOS-DF tem o programa Escola de Síndicos que está encerrando a sua 29º turma com três mil síndicos e moradores de condomínios formados; o projeto Síndico Ficha Limpa que incentiva os síndicos a apresentarem as suas documentações de ficha limpa; o sistema de atendimento ASSOSÍNDICOS 24 HORAS; o Clube de Vantagens ASSOSÍNDICOS que houve entrega de mais de trezentos cartões; o programa Qualifica Condomínios que capacitou mais de mil e quinhentas pessoas; o Selo de Qualidade, em que as melhores do DF recebem; o programa Vistoria Legal que visa à realização de vistorias no condomínio; o projeto Eco Óleo que retira o óleo do condomínio para cooperativas. Fizemos também a CARAVANA DA ASSOSÍNDICOS, o prêmio SÍNDICO NOTA 10, O prêmio Síndico Bom de Gestão, o prêmio Empresa Amiga do Síndico. Realizamos todo ano a semana do síndico, oferecemos para os síndicos consultoria contábil, financeira, administrativa e gerencial. Além disso, o programa ASSOSÍNDICOS CIDADÃ QUE recolhe alimentos e agasalhos e doa em asilos, creches e em comunidades carentes. Há o portal ASSOSÍNDICOS INFORMAÇÃO, o informativo SÍNDICO EM AÇÃO, entre outras ações. Firmamos convênio com a UDF para oferecer descontos de até 30% nos Cursos de Graduação e iremos retomar no 2° semestre de 2016 o curso superior de Gestão de Condomínios. Iremos abrir uma pós-graduação de Gestão de Condomínios. Está firmado com o reitor do IFB e já publicado no diário oficial da união dois convênios com o Instituto Federal de Brasília, para que possamos promover cursos pelo Pronatec e curso técnico de gestão de condomínios. Promovemos duas seções solenes em comemoração ao dia do síndico. Enfim, os projetos e programas desenvolvidos pela ASSOSÍNDICOS são para a comunidade de síndicos, moradores e funcionários. Estou saindo da ASSOSÍNDICOS com o sentimento de missão cumprida.


BERTOLDO NEVES - PAULO COMO É A ESCOLA DE SÍNDICOS?
Paulo Roberto Melo - Existe na ASSOSÍNDICOS o programa Escola de Síndicos, que está fazendo a sua 29º turma no auditório do CREA-DF na 901 sul. Tivemos 28 cursos nas seguintes cidades: Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Cruzeiro, Gama, Guará, Jardim Botânico, Lago Sul, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, SIA, Sobradinho, Sudoeste, Taguatinga, Vicente Pires e Plano Piloto. Tivemos em minha gestão os seguintes cursos: Curso de Sindico Profissional, Curso Básico de Síndico e Curso de Síndico com Ênfase em Gestão de Condomínios e Curso de Gestão de Condomínios, além da promoção de mais de 90 palestras e encontros para a discussão da gestão de condomínios dentro dos condomínios.



BERTOLDO NEVES - COMO FUNCIONA O PROJETO SÍNDICO FICHA LIMPA? 
Paulo Roberto Melo – O projeto Síndico Ficha Limpa é um projeto de conscientização, incentivo e apoio a gestão transparente. Existem casos de síndicos, que viram síndicos e não tem vínculo nenhum com o condomínio por ser inquilino ou até mesmo morar no condomínio de passagem é assim em menos de dois anos ele pode deixar um rombo ao condomínio. Como aconteceu em condomínio de Águas Claras que os moradores receberam um rombo de R$600.000,00. Uma outra coisa importante é uma boa atuação do conselho fiscal e dos condôminos. As pessoas que fazem o condomínio tem de fiscalizar o síndico. A campanha de conscientização Síndico Ficha Limpa é somente o início, algo que mostra que o síndico tem reputação ilibada e que não responde nem um processo. Bom mesmo é a participação de todos do condomínio na fiscalização da gestão do síndico.

BERTOLDO NEVES - COMO FUNCIONA ESSE CURSO DE SÍNDICO PROFISSIONAL? 
Paulo Roberto Melo - O curso de Sindico Profissional é um curso bem completo de cerca de 90h/a que habilita uma pessoa a trabalhar como síndico profissional depois de uma prova. Nesse curso o aluno aprende tudo sobre a gestão de condomínios, com aula pratica, inclusive. Esse curso é uma boa oportunidade para pessoas que já se aposentaram ou pessoas que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho. Lembrando que ser síndico não é para todos.

BERTOLDO NEVES - COMO É ESSE CLUBE DE VANTAGEM ASSOSÍNDICOS? 
Paulo Roberto Melo - O Cartão Clube de Vantagens ASSOSÍNDICOS E um cartão de benefícios que dá desconto em cerca de 700 estabelecimentos entre faculdade, laboratórios, academias, posto de combustível, cinemas e outros estabelecimentos. Entregamos trezentos cartões para síndicos e moradores de condomínios. O novo presidente da ASSOSÍNDICOS terá a missão de entregar vinte mil cartões até o fim de 2018 para os síndicos, subsíndicos, moradores de condomínios e funcionários de condomínios. Com os descontos do cartão o morador/condômino poderá ter a sua taxa de condomínio saindo de graça, pois o desconto é muito grande em diversos estabelecimentos que esse benefício pode zerar o valor da taxa de condomínio, sobrando dinheiro para o morador comprar e investir em outras coisas.

BERTOLDO NEVES - COMO FUNCIONA O PROGRAMA QUALIFICA CONDOMÍNIOS? 
Paulo Roberto Melo - O programa de Qualificação e Requalificação de pessoas que trabalham em condomínios da ASSOSÍNDICOS-DF é um programa voltado para as pessoas que trabalham em condomínios ou pessoas em situação de vulnerabilidade social, que estão desempregadas à procura de uma colocação no mercado de trabalho. Esse programa oferece curso de Relações Interpessoais, Agente de Portaria, Agente de Zeladoria, Agente de Primeiros Socorros, Agente de Segurança em Condomínios e Comportamento em Condomínio. Os cursos também são gratuitos. Em minha gentão fizemos cerca de 18 turmas nas cidades de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Vila Planalto, Plano Piloto, Sudoeste e Guará, formando cerca de mil e setecentas pessoas em 18 cursos.

BERTOLDO NEVES - COMO É O SELO DE QUALIDADE ASSOSÍNDICOS? 
Paulo Roberto Melo - Uma equipe de auditores da ASSOSÍNDICOS visita as empresas, inspeciona os procedimentos, conversa com os clientes, que são os síndicos para que os condomínios tenham a certeza que estão com empresas de qualidade com o SELO DE QUALIDADE ASSOSÍNDICOS.

BERTOLDO NEVES – COMO FUNCIONA O VISTORIA LEGAL? 
Paulo Roberto Melo - O programa Vistoria Legal realiza vistorias nos condomínios à pedido do síndico ou administrador com um custo subsidiado pela associação. Fizemos cerca de quarenta vistorias e estamos lutando na Câmara Legislativa para aprovar o projeto de lei que exige a auto vistoria para assim podermos dar tranquilidade para os síndicos e moradores com edifícios vistoriados, certificados e com a manutenção preventiva em dia.

BERTOLDO NEVES – VOCÊ É A FAVOR DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE SÍNDICO? 
Paulo Roberto Melo – Sou completamente a favor. Estamos trabalhando em três áreas para a regulamentação da profissão de síndico e pela criação da figura do síndico profissional. Estamos trabalhando junto ao Ministério da Previdência e Trabalho para criar uma CBO do síndico. Estou trabalhando também com os 11 parlamentares do DF no congresso nacional para apresentarmos um projeto de lei para regulamentar e assegurar direitos para os síndicos de todo o pais. Por último estou pensando em atuar junto ao CRA no Ministério da Educação para regulamentar a profissão uma vez que já tem o Curso Superior de Gestão de Condomínios e Registro de gestão de Condomínios no CRA-DF. O importante é a profissão de síndico regulamentada. Uma vez que o síndico já tem muitas e responsabilidade e poucos direitos. Viver em condomínio muitas vezes pede uma pessoa profissional, alguém que só faça isso e assim por diante. Fizemos reuniões no Senado da República e na Câmara Federal para buscar a aprovação dos PL 2225/2011, PL 6518/2009 e outros. Estamos fazendo a nossa parte na busca de uma boa gestão de condomínios.

BERTOLDO NEVES – O SENHOR FEZ A CARAVANA DA ASSOSÍNDICOS, COMO FUNCIONA?
Paulo Roberto Melo – A Caravana da ASSOSÍNDICOS é um programa que já visitou quinhentos condomínios do DF. Quando nós vamos visitar os síndicos e os condomínios, levamos alguns diretores conosco e fazemos uma consultoria gratuita in loco com o síndico e funcionários do condomínio. 

BERTOLDO NEVES – QUE PRÊMIOS SÃO ESSES QUE A ASSOSÍNDICOS ENTREGA?
Paulo Roberto Melo – Temos o HONRA AO MÉRITO PELO DIA DO SÍNDICO, MÉRITO ASSOSÍNDICOS, prêmio SÍNDICO NOTA 10, o prêmio SÍNDICO BOM DE GESTÃO e o prêmio EMPRESA AMIGA DO SÍNDICO. O HONRA AO MÉRITO é a lembrança da ASSOSÍNDICOS pela passagem pelo dia do síndico, entregamos hoje 30/11 para 70 síndicos a diploma de HONRA AO MÉRITO para 70 síndicos. Já o prêmio MÉRITO ASSOSÍNDICOS é para pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da associação. O prêmio SÍNDICO NOTA 10 é para aquele síndico que criou uma ação nova que inovou na gestão do seu condomínio. Já o prêmio SÍNDICO BOM DE GESTÃO é para aquele que pegou o condomínio com dividas cheio de problemas, conseguiu resolver problemas esse síndico merece o prêmio SÍNDICO BOM DE GESTÃO. Temos também o prêmio EMPRESA AMIGA DO SÍNDICO que visa premiar as empresas que são parceiras dos síndicos ajudando o mesmo com bons serviços prestados e inovando sempre. Com essas ações estamos fazendo uma grande ação para aumentar a autoestima dos síndicos no Distrito Federal.

BERTOLDO NEVES – PRESIDENTE QUE CONVÊNIOS SÃO ESSES QUE VOCÊ FEZ?
Paulo Roberto Melo – Fizemos diversos convênios com a UDF, IESB, IDP, UniCEUB, UNIP, Instituto Processus, outras faculdades, cursinhos e setecentos estabelecimentos comerciais que oferecem desconto de ate 30%. Mas o que mais me alegra foram os dois convênios firmados com o Instituto Federal de Brasília, que iremos oferecer cursos pelo PRONATEC de Gestão de Condomínios, de Agente de Portaria, de Agente de Zeladoria. Em um outro convênio com o IFB iremos criar o curso Técnico de Gestão de Condomínios e o curso Técnico de Porteiro e Zelador de Condomínio.

BERTOLDO NEVES – O QUE VOCÊ ACHA DAS EMPRESAS TERCEIRIZADORAS DE MÃO DE OBRA EM CONDOMÍNIO?
Paulo Roberto Melo – Eu penso que as empresas terceirizadas são uma mão na roda para os síndicos, pois o que seria dos gestores de condomínios se não fosse às empresas prestadoras de serviços, elas prestam um bom serviço à sociedade de síndicos na qual represento. A ASSOSÍNDICOS participou junto com a ASPRECON e SÍNDICONDOMÍNIO do lançamento do SELO DE QUALIDADE EM TERCEIRIZAÇÃO de serviços, o selo é um importante instrumento de qualificação da qualidade para síndicos. Eu digo aos nossos síndicos terceirização só com o SELO DE QUALIDADE. Eu que lembrar que o síndico tenha cuidado ao contratar as empresas, pois as microempresas de pequeno porte que são optantes do simples nacional não podem locar mão de obra. Também é importante que o síndico cobre da prestadora terceirizada a prestação de contas quanto às declarações anuais de IRPJ, os impostos trabalhistas pagos e só efetuar o pagamento a empresa após o pagamento pela empresa de funcionários e impostos. Mas como o síndico vai contratar somente empresas com selo de qualidade.

BERTOLDO NEVES – O PRESIDENTE ELEITO DA ASSOSÍNDICOS QUEM É? ELE VAI CONTINUAR O SEU TRABALHO?
Paulo Roberto Melo – Veja bem o Emerson Tormann é fundador da ASSOSÍNDICOS, uma pessoa que escuta os síndicos, que trabalha pela classe e que tem uma diretoria espetacular. Tenho certea que ele vai fazer um bom trabalho. Em nosso processo eleitoral e fiz questão de não apoiar ninguém publicamente, pois tivemos três candidatos, fizemos um processo limpo, transparente e livre de qualquer vicio. Eu tenho absoluta certeza que o Emerson Tormann vai continuar e melhorar o meu trabalho até porque ele era meu vice presidente e ele era um vice muito participativo. Ele sabia de tudo o que estávamos fazendo na ASSOSÍNDICOS. Desejo a ele sucesso em sua gestão. Para encerrar eu quero parabenizar os síndicos pelo dia do síndico comemorado hoje dia trinta de novembro.

BERTOLDO NEVES – PRESIDENTE PARA ENCERRAR DEIXE UMA MENSAGEM PARA A POPULAÇÃO DE CONDOMÍNIOS DO DISTRITO FEDERAL?
Paulo Roberto Melo – Quero parabenizar a todos os síndicos, gestores condominiais, subsíndicos, condôminos, funcionários e prestadores de serviços e quero dizer a todos que em minha gestão fizemos muito. Foram mais de uma centena de realizações em uma gestão de muitos resultados positivos. Tem muito a ser feito ainda. Mas o que eu acho mais importante já foi feito. Com os movimentos da ASSOSÍNDICOS outros grupos se uniram e começaram a realizar eventos, cursos e palestras. A ASSOSÍNDICOS não tem dono, não te reeleição e que o síndico pode vir pra cá que aqui ele tem espaço voz e vez. Estou trabalhando com humildade sem arrogância ou prepotência sempre recebendo os síndicos, moradores de condomínios e funcionários com um único objetivo melhorar a qualidade de vida da população de condomínios por meio de síndicos preparados com uma associação que tem trabalho de verdade. Já fizemos muito e faremos mais, o meu mandato vence ás 22horas do dia 10 de dezembro de 2015. Até lá eu ainda tenho a missão de entregar o prêmio Mérito ASSOSÍNDICOS no dia 02/12, o prêmio SÍNDICO NOTA 10 no dia 08/12, O prêmio Síndico Bom de Gestão no dia 09/12 e o prêmio Empresa Amiga do Síndico no dia 03/12 e por último no dia 10/12 vamos formar 110 síndicos em dois cursos no auditório do CREA-DF.



Por Bertoldo Neves Jornalista
Postagem Anterior Próxima Postagem