Nutrir relações sociais é uma dica para a terceira idade

Reencontrar antigos amigos, rever familiares distantes e conhecer novos lugares são dicas para sair da rotina

Na terceira idade, as relações sociais são fundamentais para a manutenção dos sentimentos de bem-estar, boa memória e habilidades sociais. Nutrir um círculo de amizades e manter contato com amigos de longa data é um ato extremamente importante para resgatar as boas lembranças do passado, estimular a comunicação interpessoal e exercitar a memória.

Festas de aniversários, casamentos, bodas, encontros com família e amigos podem tornar-se menos frequentes com o passar do tempo. Porém com incentivo próprio é possível manter os laços com amigos e entes queridos, seja com um jantar fora ou uma tarde de bate-papo.

Além disso, redes de suporte social são aquelas que se compõem por conjuntos de pesso­as que mantêm entre si laços típicos das relações de dar e receber, sendo classificadas em dois grupos: rede de apoio formal e rede de apoio informal.

REDE DE APOIO FORMAL

Profissionais da área social ou de saúde.

Cuidado domiciliar.

Centros de convivência.

Instituições de longa permanência.

REDE APOIO INFORMAL

Familiares.

Amigos.

Vizinhos.

As redes sociais na velhice são importantes por que asseguram ao idoso os sentimentos de ser e pertencer a um grupo de pessoas, reduzindo o isolamento e auxiliando na manutenção da saúde, uma vez que os laços sociais estimulam e reforçam o senso do significado da vida. Ou seja, denotam um ‘porquê’ para viver. A ajuda dada ou recebida também aumenta o sentido de controle pessoal e contribui para o bem-estar psicológico da pessoa na terceira idade.

“O apoio social leva o indivíduo a acreditar que é querido, amado, esti­mado, e que faz parte de uma rede social com compromissos mútuos”, explica a enfermeira Marisa Accioly R. C. Domingues no Guia Morar Sozinho da Telehelp.


É muito importante que as pessoas idosas mantenham seus relacio­namentos sociais e, ainda, que conquistem novos relacionamentos de amizade, companheirismo e coleguismo. Dessa maneira, o apoio social pode aumentar a sensação de controle sobre sua própria vida e, assim, ter implicações positivas sobre a saúde.
Postagem Anterior Próxima Postagem