Calibragem dos pneus economiza até 20% no consumo de combustível

O correto é sempre colocar a pressão indicada pelos fabricantes, nem mais nem menos 

Alvo de protestos, o reajuste no preço da gasolina caiu no desgosto brasiliense e incentivou até boicote aos postos de combustíveis do Distrito Federal. O valor de R$ 3,97 – R$ 0,20 a mais do que o preço médio apontado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) – traz à tona alerta sobre manutenção preventiva: o hábito de calibrar pneus, por exemplo, gera economia de até 20% no gasto de combustível.

Segundo Alessandro Soldi, pneus murchos têm sua vida útil diminuída, prejudicam a estabilidade do carro e, ainda, aumentam o consumo de gasolina. “A estabilidade do veículo também está relacionada com a calibragem correta dos pneus”, reforça.

Para identificar um problema com a calibragem ou alinhamento da direção, é preciso verificar se o veículo está puxando para um dos lados. Orienta-se não fazer uso de pneus de modelo ou dimensões diferentes das recomendadas pelo fabricante a fim de não desgastar componentes da suspensão. “Essas recomendações se aplicam também ao estepe”, orienta Soldi.

Os pneus devem ser calibrados, via de regra, uma vez por semana. Outra orientação é de calibrar logo após sair da garagem, dado que a pressão interna é alterada pela temperatura do carro em movimento. “Fazer mau uso da máquina de calibrar acaba com os pneus. É importante saber a pressão correta e não pressionar qualquer botão”, alerta o concessionário.

Dicas sobre calibragem dos pneus:

- Pressão correta pode influenciar em até 20% no gasto de combustível;

- Os pneus devem ser calibrados uma vez por semana, no mínimo; ou a cada quinze dias, no máximo;

- A pressão correta deve seguir rigorosamente a recomendada pelo fabricante. Essa informação consta no manual do proprietário e em adesivos nas portas ou na tampa do tanque;

- Os carros costumam apresentar diferentes calibragens para os pneus dianteiros e traseiros e se está carregado ou vazio;


- A calibragem deverá ser feita com os pneus frios;
Postagem Anterior Próxima Postagem