Secretaria da Agricultura apreende 1,5 tonelada de peixe na BR-060

A carga clandestina estava sem refrigeração e será doada ao Jardim Zoológico de Brasília

Cerca de 1,5 tonelada de pescados clandestinos foi tirada de circulação por técnicos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, na madrugada desta sexta-feira (12). A apreensão ocorreu durante operação de rotina, em parceria com a Secretaria de Fazenda, na BR-060, na barreira de fiscalização tributária perto do viaduto de acesso a Santo Antônio do Descoberto (GO). O material estava em um caminhão com placa de Hidrolândia (GO).

Os técnicos deram auto de apreensão após constatar que o estoque estava armazenado sem refrigeração, o que fere as normas de transporte alimentar. O motorista se negou a informar a origem e o destino dos peixes e, além de ter os produtos apreendidos, deverá pagar multa por trafegar sem documentação da mercadoria. O valor da infração varia de R$ 3,7 mil a 50 vezes esse valor, e o processo administrativo vai tramitar na Secretaria da Agricultura.

A análise feita na Subsecretaria de Defesa Agropecuária verificou que o material não estava em condições de ser comercializado. A carga será doada para consumo dos bichos no Jardim Zoológico de Brasília.

Em 2015, foram apreendidas 36 toneladas de alimentos clandestinos de origem animal, como carnes, leites e derivados, e 7,5 toneladas de produtos vegetais. As fiscalizações são feitas periodicamente em diversos locais do Distrito Federal com o objetivo de impedir a entrada e a venda de produtos irregulares.
Postagem Anterior Próxima Postagem