Vereadores pedem instalação de Hospital de Campanha em Valparaíso de Goiás

Na Sessão Ordinária desta sexta-feira (26), os vereadores pediram um olhar mais atento à saúde do município, com ações de prevenção e estrutura para receber os pacientes graves infectados pela Covid-19 em Valparaíso de Goiás

Foto: Cleber Lopes.

O vereador Alceu Gomes indicou a instalação de um Hospital de Campanha em Valparaíso e pontuou a quantidade de pessoas infectadas não só na cidade, mas também nos municípios vizinhos como Cidade Ocidental, Novo Gama e Luziânia.

Segundo dados levantados pelo gabinete do vereador, até a data de 24 de março, em Novo Gama os casos totais atingiram 3.902 casos, mortes 94; em Luziânia 14.019 casos, 194 mortes; Cidade Ocidental com 13.320 casos, 61 mortes; e em Valparaíso de Goiás 9.571 casos e 202 mortes; totalizando mais de mais de 40 mil casos confirmados e 551 óbitos, “isso apenas nas quatro cidades que fazem divisa com o distrito Federal”.

“Tendo em vista a crescente alta de contaminação e sabendo da necessidade não só do nosso município mais dos municípios vizinhos também. É muito importante a gente frisar nesta solicitação que o Hospital Municipal, CAIS e a UPA já não estão mais comportado. Pedimos que nosso governador e o secretário Estadual de Saúde se sensibilizem para instalação desse hospital de campanha aqui em nosso município”, completou Alceu.

O vereador Brandão ressaltou a importância da indicação. “A demanda aqui no entorno é alta demais. Que as nossas autoridades se sensibilizem com a situação do entorno de Brasília”.

Paulo Brito fez o apontamento de apoio de todos os vereadores à indicação para instalação de um Hospital de Campanha. “Um Hospital em Valparaíso atenderá o entorno todo. Essa Casa de Leis não está brincando, toda semana nós estamos com o prefeito e secretários, pedindo iniciativas”, evidenciou.

O vereador Placido Cunha destacou o trabalho dos vereadores para minimizar de alguma forma o impacto da pandemia. “Quando a gente olha em volta, em quase todas as famílias a gente vê gente morrendo ou hospitalizado. Esse é um momento que precisamos nos esforçar ainda mais para contribuir de alguma forma. Todos os vereadores já apresentaram Projetos de Lei e indicações relevantes para benefício dos nossos cidadãos e vamos continuar trabalhando em prol disso”.

Jorge Recife, em explicações pessoais, evidenciou a quantidade de pessoas afetadas pela Covid-19 e o número de mortes, que tem gerado impacto grave à saúde mental das famílias. “A vida parou e não estamos tento tempo para sequer nos despedir das pessoas que amamos. Tudo mudou, só não o nosso egoísmo. O que temos pela frente são incertezas. Há muitos buracos a serem fechados não só em asfaltos, mas em nossas almas. Não é momento de antagonismo, mas sim de darmos as mãos por algo maior que é a vida”, pontuou o vereador.

Cláudia Aguiar pediu mais ações de prevenção ao coronavírus e mais planejamento da Administração Pública para que não faltem insumos e equipamentos. “Desde o meu primeiro dia na Câmara tenho falado da importância da prevenção, planejamento e organização”.

Projetos de Lei
PL Cláudia Aguiar – Dispõe sobre a obrigatoriedade de projeto de arborização urbana nos novos empreendimentos habitacionais no âmbito municipal.

PL Cláudia Aguiar – Institui o Dia Municipal do Feirante – Dia 25 de agosto, que deve passar a constar no calendário oficial de eventos do município.

Indicações
Em suas indicações os vereadores cobraram mais agilidade no atendimento às indicações de tapa-buracos, também pediram instalação de lâmpadas de LED; placa de sinalização de quebra-molas; expansão do transporte público municipal para outros bairros; criação de centros de vacinação de urgência nos colégios municipais; atualização da lista de medicamentos disponíveis nas farmácias; instalação de lixeiras e coletores seletivos de resíduos domésticos em pontos estratégicos do município; instalação de placas com notificação de que é proibido jogar lixo em pontos de maior concentração de descartes irregulares de resíduos sólidos.

Ordem do Dia
Item I – Terceira e última discussão e votação do Projeto de Lei que inclui no calendário oficial de eventos do município a festa em Comemoração ao Dia das Crianças do Projeto Gasparito.
Autoria: Vereador Alceu Gomes

Item II – Segunda discussão e votação do Projeto de Lei que dispõe sobre a transparência da lista de vacinados no plano de vacinação contra a Covid-19.
Autoria: Vereadora Cláudia Aguiar
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem