Sobrepeso infantil pode atingir 75 milhões de crianças até 2025

 

                                                                                   Foto internet


Sobrepeso infantil pode atingir 75 milhões de crianças até 2025

 

Crianças com menos de cinco anos correm risco de ficar obesas mórbidas e desenvolver doenças graves

 

De acordo com a OMS, cerca de 41 milhões de crianças com menos de cinco anos estão acima do peso. Para 2025, a projeção é que o número chegue a 75 milhões, abrangendo países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, o sinal de alarme em relação à obesidade está aceso: uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos de idade está acima do peso, de acordo com o IBGE. 

 

De acordo com a endocrinologista pediatra do Exame Imagem e Laboratório/Dasa Fernanda Lopes, a obesidade infantil é uma doença causada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal na criança. Entre os fatores que podem desencadear a doença, estão uma alimentação inadequada, o sedentarismo, questões genéticas e hormonais.

 

A médica explica que, mesmo sem uma correlação exata de que as crianças obesas serão adultos obesos, hoje, elas já possuem os mesmos problemas que os adultos. “Excesso de colesterol, hipertensão e risco de desenvolver diabetes. Os estudos mostram que adolescentes obesos possuem uma alta chance de se manter obesos. Então o ideal é fazer com que a obesidade na criança seja controlada antes dos 10 anos de idade”, recomenda. 

 

Segundo a pediatra da Maternidade Brasília Sandi Sato, os cuidados para evitar a doença crônica devem começar antes mesmo de a criança nascer, ainda durante a gestação. “Hoje, sabemos que as condições a que o feto é exposto durante o período gestacional pode interferir no seu desenvolvimento, na sua fisiologia e metabolismo, não só na vida intra-uterina, como também trazendo diversas repercussões na fase adulta”, explica.

Na gravidez, o acompanhamento com o pediatra é indispensável, sobretudo se a família tiver histórico de obesidade. A partir do 5º dia de vida, o bebê deve ser levado ao pediatra com regularidade. É esse olhar constante que vai verificar, por exemplo, se o peso está excessivo em relação à altura.

“Para evitar ou controlar a obesidade, a recomendação é que as crianças sempre brinquem ativamente, não sentadas ou na frente de uma tela. Não é necessário matricular a criança em algum esporte, mas a criança precisa correr, se exercitar, se mexer, pegar sol. Além dos exercícios, é essencial que ela tenha uma alimentação balanceada, adequada e proporcional para a idade. Outra recomendação importante é sobre o consumo de sucos. Eles possuem alto índice de glicose e de calorias, então o consumo deve ser muito regrado, limitado a um copo por dia, no máximo. Isso também vale para qualquer tipo de suco, desde os artificiais até os feitos da própria fruta”, recomenda a endocrinologista Fernanda Lopes. 

 

Consequências da obesidade infantil

A obesidade está relacionada à ocorrência de diversos problemas de saúde na infância e ao longo da vida adulta, como colesterol alto, diabetes, gordura no fígado, problemas cardíacos, apneia, lesões nas articulações e cálculos biliares.

Outra questão advinda da condição é o estigma social. O bullying sofrido por crianças obesas pode influenciar no desempenho escolar, além de resultar em problemas psicológicos como depressão e baixa autoestima. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem