A importância da doação de sangue para o tratamento de doenças oncológicas


shutterstock_ internet

 


A importância da doação de sangue para o tratamento de doenças oncológicas

 

Pessoas que lutam contra o câncer podem precisar de transfusão de sangue durante o tratamento

 

A doação de sangue é um gesto solidário de doar o próprio sangue para salvar não só a vida de quem venha a sofrer algum acidente, mas também é crucial para a recuperação de pacientes em tratamentos oncológicos.

 

Diversas organizações promovem campanhas de conscientização e estímulo para que mais pessoas se sintam convidadas a assumir este papel tão importante. A hematologista do Hospital Brasília Andresa Melo, esclarece as principais dúvidas sobre o tema.

 

O que são doenças oncológicas?


câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum a multiplicação desordenada de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

 

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como ossos, músculos ou cartilagem, são chamados sarcomas.

Os tipos mais comuns são Melanoma (câncer de pele), câncer de próstata, câncer de mama, leucemias, linfomas, câncer de pulmão e câncer do colo do útero.

 

Doar sangue salva vidas


Os tratamentos contra o câncer são feitos principalmente através de radioterapia, imunoterapia ou quimioterapia, cujo objetivo é destruir as células doentes que originam o tumor.

 

Nesses tratamentos, pode ocorrer destruição de células sanguíneas, o que pode acarretar a necessidade de transfusões de sangue a fim de manter a coagulação do sangue e evitar anemias. “A doação de sangue pode atender não somente às pessoas que têm doenças hematológicas, mas qualquer outro tipo de câncer. Porém, a conduta deve sempre ser orientada pelo oncologista que acompanha o paciente”, destaca Andresa.

 

A doação de sangue é vital para essas pessoas e, infelizmente, frequentemente os bancos de sangue operam com seu estoque em baixa, o que pode colocar vidas em risco. Doar é um ato de amor, não dói, é rápido e dá direito a um dia de folga no trabalho. Se você deseja fazer parte dessa corrente do bem, se atente aos pré-requisitos:

- Ter entre 16 e 69 anos;

- Pesar mais de 51 quilos;

- Dormir pelo menos seis horas na noite anterior;

- Não ingerir bebida alcoólica por 12 horas;

- Não fumar nas 2 horas anteriores à coleta;

- Não apresentar nenhum sintoma gripal.

 

Você se enquadra nos pré-requisitos? Se sim, seja doador! O Hemocentro São Lucas, parceiro do Hospital Brasília, é um dos locais onde é possível fazer sua doação.  Para outras informações ou agendar seu atendimento, ligue: (61) 3248-7272.

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem