Equipes de nutrição e da cozinha do HRSLMB servem refeições decoradas aos pacientes e colaboradores

Iniciativa surgiu para proporcionar boas lembranças, afeto e momentos alegres através das refeições, sobretudo a quem está internado na unidade

Refeição decorada feita pela equipe da cozinha do HRSLMB. Foto: Divulgação.

O momento da refeição é muito especial para as pessoas, pois além de nutrir o corpo também está ligado às sensações e memórias agradáveis. E nas instituições hospitalares a experiência alimentar é muito importante para o bem-estar e a recuperação de quem está em tratamento e a qualidade de vida e saúde dos colaboradores.

No Hospital Regional de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB), uma iniciativa realizada pela equipe de nutrição e os profissionais que preparam os alimentos, serve a comida em pratos decorados, coloridos e alegres acompanhados de bilhetes com mensagens de motivação e ilustrados com pequenos desenhos.

Ingrid Fernandes, nutricionista do HRSLMB, entende que a iniciativa contribui para que a pessoa internada se sinta mais acolhida, bem cuidada e tenha uma experiência mais leve e satisfatória em ambiente hospitalar. Segundo a profissional, a ideia surgiu após conversas rotineiras entre as nutricionistas sobre como tornar a apresentação dos pratos mais atrativa para quem os consomem.

“A alimentação aproxima, aflora os sentimentos e sensações individuais, traz como benefício o prazer, a alegria, o afeto, boas lembranças. A reação dos pacientes é sempre de gratidão, e isso contribui para que eles se sintam especiais perante às equipes médicas e ao próprio hospital”, afirma Ingrid.

Na unidade, o fornecimento das refeições aos enfermos respeita o quadro clínico e a individualidade de cada um. De forma geral, há uma variedade de frutas, verduras, temperos naturais e receitas leves e saudáveis que se aproximam ao máximo da comida caseira.

A iniciativa de decoração dos alimentos faz parte do vasto cardápio de atividades de humanização do HRSLMB. “Todas essas ações são de grande importância para a melhora do quadro dos pacientes, fazendo com que eles sintam maior confiança no tratamento e na equipe multiprofissional que ali está para prestar assistência clínica”, conta Ingrid.

“Nós entendemos que o período de internação é delicado para a maioria das pessoas. Geralmente elas se sentem sozinhas e vulneráveis. Esse tipo de ação auxilia a autoestima e faz com que os pacientes entendam que não estão sozinhos”, diz Éder Souza, diretor do HRSLMB.

As equipes de nutrição e cozinha ainda preparam refeições especiais para os colaboradores em datas comemorativas. A ação mais recente foi a de São João. Com refeitório enfeitado, os profissionais puderam degustar comidas típicas do período, como canjica, milho e bolos.

“Essa é uma das formas que temos para agradecer e cuidar de todos aqueles que se dedicam para oferecer saúde de qualidade à população e as equipes de nutrição e cozinha estão sempre muito empenhadas nesse tipo de ação. Todos estão unidos por um bem maior”, finaliza Éder.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem