Fachada é inspirada na arquitetura orgânica de Antoni Gaudí, um dos precursores do movimento modernista, que revolucionou a arte do século XX
Crédito: Divulgação A.Yoshii 

Formas fluidas e elementos combinados garantem um novo visual ao ambiente urbano e são tendência na arquitetura moderna

Basta observar as fachadas dos prédios para notar a transformação das cidades nas últimas décadas. O concreto tem dado lugar a novos materiais para garantir funcionalidade, além de estética.

Em grandes centros urbanos são perceptíveis as fachadas com novos formatos, em linhas mais fluidas substituindo as retas, e combinando diferentes elementos. E muitos projetos são inspirados em obras de arte. Essa é a aposta da arquitetura moderna para transformar o visual dos empreendimentos residenciais.

Em Curitiba (PR), o La Serena Plaza España, novo edifício residencial de alto padrão da Construtora A.Yoshii, segue essa tendência com uma fachada inspirada na arquitetura orgânica de Antoni Gaudí, um dos precursores do movimento modernista, que revolucionou a arte do século XX.

A beleza arquitetônica do La Serena, que acaba de ser concluído, tem a assinatura da Baggio Schiavon Arquitetura e se integra à paisagem do Batel Soho, bem em frente à Praça da Espanha - um dos principais cartões-postais da região. A arquiteta do Grupo A.Yoshii, Andressa Bassinelli, comenta que a quantidade de materiais disponíveis no mercado para a composição de fachadas é bem diferente de cinco anos atrás.

“Temos recursos hoje que permitem desenhos mais arrojados, com curvas e abas. A gama de materiais aumentou muito, trazendo dinâmica para a construção de fachadas. Em nossos projetos, seguimos bastante a tendência de combinar elementos que remetem ao concreto, como pedras brutas, polidas, e a biofilia, com a utilização de plantas. Além de beleza, a fachada verde confere maior conforto térmico”, afirma.

Entre os principais materiais, o engenheiro e gerente de projetos da A.Yoshii, Eduardo Ueda, destaca os revestimentos argamassados, texturas acrílicas, vidros, pastilhas e brises de alumínio, que “filtram” a incidência solar e têm função estética. “A ideia é sempre criar uma composição uniforme e harmônica entre os elementos. Fazer uma fachada bonita, moderna e atemporal é um grande desafio”, diz.

De acordo com o engenheiro, nos empreendimentos com mais de 30 andares, as fachadas têm cores sóbrias e linhas modernas, como o Le Rêve, em Campinas (SP) e o Landscape, em Maringá (PR).

 

Sobre a A.Yoshii

Desde 1965, a A.Yoshii atua na construção e incorporação de imóveis residenciais e comerciais de alto padrão. Localizados nos bairros nobres de Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas, os empreendimentos se tornaram cartões postais dessas cidades. Com pontualidade na entrega e excelente padrão de acabamento, a construtora executa suas obras com excelência e inovação, priorizando as demandas do mercado, os anseios dos compradores, a segurança do trabalhador e a conservação ambiental. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.