Projeto social disponibiliza livros em obras de construtora

Livros, revistas e gibis passam a ser enviados aos canteiros das construtoras A.Yoshii e Yticon
Crédito: Divulgação Instituto A.Yoshii

"Canteiro da Leitura" busca estimular o hábito de ler entre os colaboradores e familiares

A desigualdade econômica e social é um problema crônico no país e manifesta-se diretamente em direitos básicos de cidadania, como acesso aos livros literários e pedagógicos. Esse histórico negativo reflete em diversos problemas, tais como analfabetismo funcional e baixo índice de leitura. Tanto é que a 5.ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), já indicava que a quantidade de leitores no país caiu de 56% em 2015 para 52% em 2019. “Leitor”, de acordo com a definição da pesquisa, é quem leu pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses. Já “não leitor” é quem declarou não ter lido nenhum livro nos últimos três meses. O estudo é feito a cada quatro anos, desde 2007.

Para minimizar as mazelas histórico-sociais do país, existem iniciativas como o “Canteiro da Leitura”, projeto do Instituto A.Yoshii, braço social do Grupo A.Yoshii, que leva kits de livros, revistas e gibis aos canteiros das construtoras A.Yoshii e Yticon, como forma de incentivar o hábito da leitura entre os colaboradores e seus familiares, já que as publicações podem ser levadas para casa. O projeto, lançado em julho deste ano, marca os 15 anos da entidade que, ao longo da sua trajetória, vem desenvolvendo ações em prol da educação, cultura e meio ambiente, e já beneficiou mais de 20 mil pessoas, entre crianças e adultos.

De acordo com o presidente do Instituto, Aparecido Siqueira, a ideia do projeto é disponibilizar um ambiente atrativo e aconchegante, onde os colaboradores têm acesso a livros e revistas selecionados especialmente para as realidades profissional e pessoal de cada um deles. “O projeto não é itinerante e permanece no local durante toda a execução da obra, até sua entrega”, destaca, lembrando que, no momento, o projeto está no segundo empreendimento do Grupo A.Yoshii, no canteiro de obras do Enjoy. Neste momento, cerca de 150 colaboradores vão poder usufruir dos livros.

O projeto

O projeto “Canteiro da Leitura” disponibiliza livros de temas como gestão, autoajuda, esportes e religião para os colaboradores que estão trabalhando na obra do empreendimento. O espaço é amplo, arejado e todos os mobiliários foram desenvolvidos a partir de resíduos da construção, reafirmando o compromisso do Instituto A.Yoshii com a sustentabilidade, já que também tem ações com esse foco. A ideia com o projeto é, com o tempo, contemplar os colaboradores de todas as obras do Grupo, incluindo os empreendimentos residenciais, corporativos e industriais.

 

Sobre a Yticon Construção e Incorporação

A Yticon é uma construtora e incorporadora que atua há mais de dez anos nas cidades de Londrina, Maringá e Cambé, no Paraná, e Presidente Prudente, em São Paulo. A empresa do Grupo A.Yoshii desenvolve empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização, especialmente para quem quer conquistar o primeiro imóvel. A Yticon já construiu mais de 5,5 mil unidades, com 22 obras concluídas e todas entregues rigorosamente no prazo, somando mais de 550 mil metros quadrados de área construída. Mais informações: www.yticon.com.br.

 

Sobre o Instituto A.Yoshii

Fundada em 2006, a entidade sem fins lucrativos promove ações solidárias ligadas à educação, meio ambiente e cultura, em busca de resultados com impacto social positivo. Ao longo dos 15 anos de atuação, o Instituto A.Yoshii promoveu diversas iniciativas voltadas a mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade econômica-social, minimização de impactos no meio ambiente e democratização do acesso à cultura e educação. Em 2020, o Instituto foi reconhecido pelo quinto ano consecutivo com o Selo Sesi ODS, como uma das principais organizações que trabalham em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Mais informações: https://www.institutoayoshii.org.br

 

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem