Dia Nacional do Cego: deficiência visual atinge mais de 18% dos brasileiros, segundo o IBGE



A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que cerca de 80% dos casos de cegueira no Brasil poderia ser evitado com diagnóstico precoce 


 

O dia 13 de dezembro é marcado pelo Dia Nacional do Cego, data intitulada pelo presidente Jânio Quadros, em 1961. No Brasil, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 18,8% da população brasileira têm algum tipo de deficiência visual. 


Fabíola Gavioli Marazato. médica oftalmologista do CBV Hospital de Olhos, afirma que algumas deficiências podem ser irreversíveis. “A catarata, por exemplo, pode ser resolvida cirurgicamente e é causada pelos erros de refração, como a miopia  com 3 graus e sem óculos a pessoa tem 10% de visão”,explica. 


Além disso, segundo a especialista, com o envelhecimento da população, as deficiências visuais também serão ainda mais frequentes. “Em 2060, teremos 26% dos brasileiros com mais de 60 anos. Então, soma-se isso ao aumento das doenças crônicas, como diabetes e outras doenças relacionadas à idade”, afirma Dra Fabíola.  


A especialista ressalta, ainda, a importância do acompanhamento médico. “É importante orientar as pessoas sobre as causas da cegueira e baixa visão e proporcionar o acesso a tratamento e prevenção das doenças oculares”. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem