5 dicas para começar 2022 com novo estágio

 

Créditos: StartupStockPhotos/Pixabay


Início do semestre surge com vagas em diversas áreas para estudantes matriculados em uma instituição de ensino

Férias, praia e descanso em janeiro? Só que não para boa parte dos estudantes. Esses devem aproveitar as primeiras semanas de 2022 para buscar vagas de estágio. Segundo o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), a procura por emprego entre jovens com idade igual ou superior a 16 anos deverá contar com mais de 4 mil vagas em todo o estado. 

De acordo com o CIEE/PR, todas as áreas de cursos técnicos, médio e superior, possuem diversas vagas abertas. No entanto, o maior número de oportunidades se concentra nos setores de Pedagogia, Administração, Tecnologia da Informação e Marketing.

Para auxiliar na busca por essas vagas, separamos cinco dicas para você começar o seu 2022 com um novo emprego. Confira:

1.Prepare seu currículo

Caso você ainda não possua um currículo, esse deve ser o primeiro passo, que, inclusive, deverá ajudá-lo na percepção de você mesmo. Inclua dados como nome completo, idade, e-mail, telefone e, até mesmo, endereço de suas redes sociais (muitas empresas fazem buscas na internet para conhecer seus potenciais candidatos).

Concluída a fase dos dados pessoais, crie um curto resumo sobre você e trace um objetivo profissional, algo como “desejo atuar na área de logística, aprimorando as minhas habilidades comerciais e ganhando experiência em um segmento no qual pretendo aprofundar meus conhecimentos”.

2.Procure vagas com o seu perfil

De acordo com a coordenadora da Central de Atendimento ao Estudante do CIEE/PR, Fernanda Ortiz, se você ainda não possui uma experiência profissional (o que corresponde à grande parcela dos candidatos a vagas de estágio), cite cursos de capacitação dos quais já participou, assim como trabalhos voluntários, workshops e palestras, e até mesmo atividades informais, como ajudar no pequeno negócio da família. “Para realização de estágio, não é exigida experiência profissional, então, o candidato não deve se preocupar com isso na hora de buscar as vagas. É preciso focar somente nas oportunidades que condizem com o seu perfil”, explica Ortiz.

3.Não perca tempo!

A coordenadora ressalta também que mesmo que se trate de um período de férias para os estudantes, o início do ano geralmente é a época escolhida pelas empresas para reposição dos estagiários que se formaram no fim do ano passado. “O número de vagas tende a aumentar bastante nesse período e, devido ao recesso das instituições de ensino, alguns estudantes deixam para procurar estágio a partir do início das aulas. No entanto, as oportunidades já estão sendo abertas pelas empresas para realização de entrevistas”, afirma a coordenadora do CIEE/PR

4.Capacitação é o caminho

Não fique parado. Mesmo durante o processo de inscrição e seleção de vagas que condizem com seu perfil, procure por cursos on-line e presenciais que possam auxiliá-lo em sua trajetória profissional. O próprio CIEE/PR conta com cursos livres, no formato on-line (EAD) e presencial, que contribuem para a formação de jovens e com certificação após a conclusão. Os cursos são variados e tratam de temas como comunicação eficaz, empreendedorismo, desenvolvimento da criatividade, como ter sucesso em processo seletivo entre outros. No site do CIEE/PR é possível encontrar mais informações sobre as opções disponíveis clicando em "Cursos Livres”. 

5.Tenha paciência!

Muitas vezes, a busca por um emprego pode ser cansativa e frustrante, ainda mais para os jovens e candidatos de primeira viagem. Por isso, tenha paciência e não desista ao primeiro revés. Continue a buscar oportunidades e capacitações para que você não seja surpreendido ao ter sucesso nos processos seletivos. “As empresas buscam estudantes com bom relacionamento interpessoal, boa comunicação, que sejam proativos e comprometidos com a instituição em que realizarão o estágio. Por isso, foque nessas qualidades e confie no seu potencial”, completa Fernanda Ortiz.

Vagas no CIEE/PR

As vagas de estágio do programa oferecido pelo CIEE/PR são para diferentes níveis de escolaridade e voltadas para jovens que tenham a partir de 16 anos completos. O estudante precisa estar matriculado regularmente no Ensino Médio, Técnico ou Superior. Os interessados podem consultar as vagas disponíveis e fazer o cadastro no site do CIEE/PR, ou ainda, conseguir informações pelo telefone (41) 3313-4300, para moradores de Curitiba e Região Metropolitana e 0800 300 4300 para demais cidades do estado.

 

Sobre o CIEE/PR

Há mais de 54 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR tem uma média mensal de 25 mil estagiários e 5 mil aprendizes, e já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública. Está registrado nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente em mais de 112 municípios e tem como um de seus propósitos trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem