Objetivo é realizar a troca de informações de forma dinâmica, deixando visíveis conteúdos que auxiliam no cotidiano dos profissionais

Pollyana Bueno, idealizadora do projeto 

O trabalho em equipe e a troca de conhecimentos entre os colaboradores são peças fundamentais para o bom funcionamento de uma unidade de saúde. O companheirismo e a disseminação de informações geram um ambiente de trabalho fluido e acolhedor. Pensando nisso o Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), acaba de criar o projeto “Espaço do Conhecimento”, um painel onde as equipes terão acesso às informações como protocolos e processo assistenciais, além de comunicados da direção.  

 

Segundo a gerente de Enfermagem do local, Pollyana Bueno Siqueira, o objetivo é realizar a troca de informações de forma dinâmica, deixando visíveis conteúdos que auxiliam no cotidiano dos profissionais. "O Espaço do Conhecimento foi idealizado como uma das alternativas para reforçar ainda mais os conteúdos de protocolos e processos assistenciais. No painel serão inseridas dicas diárias para as equipes, estimulando assim as boas práticas no dia a dia de trabalho, além da troca de informações e experiência".

 

Pollyana ainda ressalta que promover ações de integração com os colaboradores refletem diretamente na execução de suas funções. “Essa ação promove o bem-estar coletivo, de forma que colabore na harmonia do ambiente de trabalho, visando o melhor atendimento ao paciente e o crescimento de todos”.

 

Projetos IMED

 

O “Espaço do Conhecimento” é um dos projetos idealizados junto ao Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, que conta com diversos projetos que trabalham uma comunicação eficaz e a capacitação continuada para os colaboradores.

 

Um exemplo é o Painel da Gratidão, espaço onde os profissionais podem compartilhar entre si os motivos ou as pessoas pelos quais eles estão gratos, valorizando assim a disseminação de sentimentos positivos.

 

O prêmio IMED 3I´s, por sua vez, incentiva os colaboradores no desenvolvimento de ações inovadoras e inclusivas que beneficiem a performance do hospital e, consequentemente, o atendimento oferecido para a população.

 

Já o projeto Escuta Terapêutica trata-se de uma linha de comunicação exclusiva para os profissionais que precisam de apoio psicológico para lidar com qualquer tipo de problema, ao alcance de uma ligação ou envio de mensagem.

 

O trabalho realizado junto aos colaboradores é refletido nos números de atendimentos realizados. Somente no início de 2022 o Hetrin efetuou mais de mil atendimentos ambulatoriais e mais de três mil consultas, entre outros procedimentos, somando mais de cinco mil atendimentos no geral.

 

“Para nós, do IMED, trabalhar com ações que desenvolvem uma comunicação eficaz e objetiva junto aos colaboradores é de extrema importância. A capacitação oferecida proporciona o alinhamento entre as regras institucionais, os padrões corporativos, os processos e as expectativas com relação à excelência e humanização dos atendimentos”, finalizou Getro Pádua, diretor do IMED.

 

Assessoria de comunicação do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin)

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br