Umidade alta: Saiba como combater e higienizar ambientes afetados pelo mofo

O mês de fevereiro está sendo marcado por constantes emissões de alertas de chuvas e ventos fortes na região do Distrito Federal. Água caindo do céu de forma amena ou intensa tem sido rotina na vida do brasiliense neste começo de ano. De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, no mês de janeiro de 2022 o Distrito Federal registrou mais chuvas que o esperado para o período. “Agora em fevereiro, seguimos pelo mesmo caminho. A expectativa de chuva para o mês é de 183 mm, mas já registramos 116% desse valor", informa Andrea.

Com a umidade em torno de 60% a 95%, alguns espaços em casa ou no trabalho começam a apresentar problemas com mofo e bolor. A empresária Cristina Camargo reside em apartamento no entorno de Brasília e passa boa parte do dia no trabalho, deixando sua casa fechada. “Com essa temporada de chuva, uma das paredes do quarto da minha filha começou a mofar. Fizemos ajustes no cômodo e combatemos o bolor com alguns produtos que temos em casa, como água sanitária, bicarbonato e vinagre”, comentou.


 

Mofo e saúde - O mofo, também conhecido como bolor, é uma colônia de fungos que se aloja em locais úmidos, escuros, fechados e com pouca ventilação. A presença desses fungos é prejudicial à saúde e pode causar doenças como problemas respiratórios, alergias na pele e até infecções nos pulmões. O mofo se manifesta com manchas pretas ou verdes nas paredes, tetos, superfícies de objetos e em locais úmidos, como banheiros, cozinhas, banheiras, e perto de aparelhos como ar-condicionado. Combater os fungos e retirar toda a mancha de bolor é essencial para que sua ação tóxica não prejudique as pessoas que convivem no local afetado.

 

Cliente do Fort Atacadista de Ceilândia, Cristina Camargo dá as dicas de como conseguiu eliminar o mofo em sua casa com ingredientes simples e de baixo custo:

 

Vinagre branco – Coloque uma boa quantidade de vinagre branco em um borrifador. Depois, borrife-o sobre a superfície mofada e deixe por uma hora. Limpe a área com água e deixe secar. “Mas precisa ser vinagre puro, se acrescentar água ele não tem o mesmo efeito”, diz Cristina.

 

Bicarbonato de sódio – Adicione ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e use a solução para remover o bolor e o mofo. Para deixar a dica mais potente, misture o bicarbonato com uma parte de vinagre branco e uma parte de água. Mexa a mistura até que se torne uma pasta grossa. Espalhe-a na superfície e deixe secar. Esfregue o mofo e as manchas pretas e limpe com água.

 


Água sanitária – Prepare uma solução de 100 ml de água sanitária para cada litro de água. Deixe a solução agir por 30 minutos e depois retire-a com um pano limpo ou esponja. “Neste caso é bom avaliar se o local resiste à ação da água sanitária para não estragar os móveis ou desbotar a pintura de paredes”, explica Cristina. “São formas simples para ficar livre do mofo em casa sem gastar muito. Em janeiro já fui ao Fort e comprei os três itens para deixar na despensa e manter nossa casa limpa e agradável”, contou Cristina.

 

No Distrito Federal as lojas do Fort Atacadista ficam em Ceilândia, Taguatinga e Sol Nascente, com oferta de produtos em todos os segmentos com bons preços e qualidade.

 

Fotos: Divulgação


----------------



Sobre o Grupo Pereira - Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebra em 2022 seus 60 anos de história. Com 16 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal, o Grupo Pereira tem 93 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 47 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 10 lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível. Completando o ecossistema de soluções para o cliente, também fazem parte dos negócios do Grupo Pereira o braço logístico Perlog e o de serviços financeiros Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 610 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

 

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem