"Amor cantado" orienta sobre prevenção do câncer colorretal

 Doença afeta milhares de brasileiros todos os anos  

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Coloproctologia se unem no mês de março para reforçar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de intestino ou colorretal. De acordo com o INCA - Instituto Nacional do Câncer - este é um dos três tipos de câncer que mais afetam brasileiros. Em 2020, cerca de 50 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença, resultando em 20 mil mortes.

Para conscientizar os telespectadores sobre a campanha “Março Azul-Marinho”, a live do Amor Cantado – Acolhimento Musical desta quarta-feira (16) foi dedicada ao tema. O programa transmitido simultaneamente para os Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin), Luziânia (HEL), Formosa (HEF) e São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB) exibiu um vídeo explicativo sobre a doença para alertar a população sobre os sinais do câncer de colorretal. 

“A incidência da doença é muito grande em nosso país. Por isso, precisamos reforçar cada vez mais as campanhas de conscientização para que as pessoas tenham conhecimento e busquem auxílio médico com frequência para garantir uma melhor qualidade de vida”, afirmou Getro de Oliveira Pádua, diretor do IMED, Organização Social que administra as unidades de saúde. 

Os principais sintomas relacionados ao câncer colorretal são emagrecimento sem motivo, anemias de repetição, mudanças nos hábitos intestinais sem motivos e sangue nas fezes. Ter uma alimentação saudável, com auxílio de nutricionista, evitar o consumo de alimentos defumados, não consumir álcool em excesso e não praticar o tabagismo estão entre as medidas que podem evitar a doença. 

"Não poderíamos deixar de falar de um assunto que afeta tantas pessoas, por isso decidimos dar essa ênfase a um tema tão importante quanto esse no projeto ‘Amor Cantado”, finaliza o engenheiro e cantor voluntário Hercílio Ramos. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem