Caminhão da Saúde estaciona no Bairro São Carlos em Goiânia

Comunidade do Bairro São Carlos receberá atendimento médico gratuito que inclui consulta,  ultrassonografia, testes de IST's e exames de pressão e glicemia

 


 

A comunidade de Posselândia, na cidade de Guapó, foi atendida no último fim de semana pelos serviços gratuitos prestados pelo Caminhão da Saúde que entregou 942 procedimentos entre consultas médicas, ultrassonografia, testes de IST's, exames de pressão e glicemia. Já nos dias 26 e 27 de março, será a vez do Bairro São Carlos, em Goiânia, receber a ação solidária a partir das 7h. 

 

O projeto assistencial é da Associação Estadual de Apoio à Saúde (AAS), com iniciativa do  médico Dr. Cláudio Brandão, trabalha para levar acesso à saúde para população carente de periferias e zona rural há mais de 10 anos. Para isso, o Caminhão da Saúde  oferece consulta médica e ultrassonografias gratuitas, além de exames laboratoriais a preços populares e atendimento humanizado para os mais necessitados.  

 

Para ter acesso ao serviço, basta a pessoa interessada ir até a Av. Comercial, em frente a escola Municipal Bernardo Elis, com documento pessoal, fazer uma triagem e passar pela consulta. Posteriormente ela pode ser submetida às ultrassonografias e eletrocardiograma gratuitos do Caminhão, e à coleta de material para exames laboratoriais.

 

Uma das bandeiras do trabalho realizado é a prevenção dos cânceres de mama e próstata, doenças que se forem diagnosticadas precocemente, a probabilidade de cura aumenta imensamente.  Outras doenças como hipertensão e diabetes, que assolam a população brasileira,  também podem ser identificadas com o atendimento no Caminhão da Saúde. Para as doenças do coração, o suporte de cardiologia se dá através da realização de eletrocardiograma laudado por especialista.  

 

Exames gratuitos

São exames como ultrassom urinária, da mama, próstata, pré-natal, eletrocardiograma e, ainda, laboratoriais a preços populares como hemograma, glicemia, PSA, ureia e creatina. Os laudos dos exames de imagem são emitidos na hora e entregues ao paciente,  já com indicação de tratamento ou receita médica. 

 

Já os laboratoriais são enviados diretamente para o médico pelo laboratório, que entra em contato pessoalmente com o paciente, quando ficam prontos. Caso haja necessidade, uma receita médica digital é emitida e a pessoa poderá seguir com as indicações. 

 

O projeto se ancora em um sonho pessoal, mas tem como meta "cuidar de gente", comemora Brandão , que ainda completa:  "queremos fazer isso bem".  

 

A unidade móvel de saúde é adaptada com salas de consultas e exames que possibilitam a realização de até 450 procedimentos diariamente. Contudo, a  expectativa dos organizadores é que sejam realizados mais de 300 exames laboratoriais e de imagem durante o fim de semana.  

 

Sobre o Caminhão da Saúde 

Idealizado pelo médico Dr. Cláudio Brandão, que além de médico, é advogado e professor universitário, o Caminhão da Saúde surgiu do desejo de levar atendimento de qualidade aos menos afortunados e de uma inquietação e desilusão com o modelo existente de atendimento médico existente. 

 

A unidade móvel de saúde foi a ferramenta ideal para colocar a ONG Associação de Apoio à Saúde (AAS) em andamento, literalmente.  Para isso, uma carreta foi adaptada e transformada em um consultório e clínicas sobre rodas. Possui três espaçosos consultórios com mobiliário próprio, dando comodidade, aconchego e rapidez ao cuidar de pessoas em qualquer lugar. Basta estacionar e receber os pacientes.   Possui um consultório de oftalmologia, com todo o aparato para diagnosticar e tratar a maior parte das patologias visuais.  

 

 

Serviço 

Atendimento gratuito no Caminhão da Saúde 

Onde:  Av. Comercial, em frente a escola Municipal Bernardo Elis, 

Horário: das 7h às 17h 

 

Exames de imagem gratuitos   

Ultrassonografia 

- Obstétrico

- Próstata 

- Abdômen Total 

- Urinário 

- Ginecológico 

- Eletrocardiogramas 

 

Laboratoriais a preços populares

Hemograma completo 

Ureia 

Creatinina

Glicemia jejum 

Perfil Hepático

Lipidograma 

Amilase Pancreática


Fotos: Divulgação 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem