Votorantim Cimentos amplia oportunidades para mulheres

Companhia possui Centro de Distribuição no Ceará com mão de obra exclusivamente feminina que é marco de inclusão. Empresa avança na equidade de gênero


Inclusão feminina está nas metas dos Compromissos de Sustentabilidade para 2030. Crédito: Votorantim Cimentos.

A Votorantim Cimentos tem ampliado as oportunidades para inclusão das mulheres no mercado de trabalho industrial. Um dos exemplos é o Centro de Distribuição (CD) em Juazeiro do Norte (CE). A unidade inaugurada em agosto de 2021 é um marco de inclusão, pois é a primeira da companhia operada exclusivamente com mão de obra feminina. No Estado do Ceará, a Votorantim Cimentos também possui um CD em Fortaleza, próximo ao porto de Mucuripe, e um CD em Crateús, além de duas fábricas de cimento, uma em Sobral e outra no Complexo Industrial do Pecém.

Com capacidade de distribuir 20 mil toneladas de produtos por mês, o CD de Juazeiro do Norte é comandado por uma supervisora e conta com duas operadoras de empilhadeira e uma operadora logística. Elas são responsáveis por aumentar a eficiência da companhia no abastecimento da Região do Cariri, Alto do Canindé, Chapada Araripe, Iguatu e Várzea Alegre com cimento da marca Poty e argamassas colantes Votomassa. Além disso, a unidade melhorou o nível de atendimento e o tempo de entrega aos clientes cearenses.

Igualdade - Mas para que a equidade de gênero também seja garantida nas relações de trabalho, há ainda orientação para os caminhoneiros que buscam as cargas no CD de Juazeiro com objetivo de conscientizar sobre o respeito às mulheres e a importância da igualdade. Segundo o diretor de Logística da Votorantim Cimentos, Luis Eduardo Vallim, a presença das mulheres é muito importante para a jornada de evolução da companhia no Ceará.

"Seguiremos honrando a nossa história e promovendo mudanças que ajudarão a construir uma sociedade melhor, valorizando o potencial feminino e colaborando para tornar os ambientes de trabalho mais inclusivos", diz Vallim. Com o objetivo de ampliar a participação das mulheres na operação também das fábricas, além da logística, a empresa forma novas profissionais para atuar na área de manutenção com o Mulheres na VC - Programa Engenheiras de Confiabilidade.

Liderança feminina - A Votorantim Cimentos tem como meta em seus Compromissos de Sustentabilidade atingir 30% de mulheres em posições de liderança no Brasil até 2030. Em 2021, a empresa registrou crescimento de 12,6% no número total de mulheres no seu quadro geral de empregados, sendo que 23,5% dos líderes da companhia são mulheres. O aumento da presença feminina também se dá nas esferas mais altas de decisão da companhia. A economista Clarissa Lins, por exemplo, passou a fazer parte do Conselho de Administração da Votorantim Cimentos em fevereiro de 2021.

Sobre a Votorantim Cimentos
Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 16,7 bilhões em 2020. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem