GUARULHOS ABRAÇA O PROS E AS PRÉ-CANDIDATURAS DO SAMBISTA RICARDO MOURA E DO JORNALISTA WALTER BRITO

O Jornalista Walter Brito e o sambista Ricardo Moura prometem trabalhar por Guarulhos

Texto redigido pelo jornalista Walter Brito

É para mim uma honra escrever sobre a cidade de Guarulhos-SP, seus personagens e abordar parte importante de sua história. Surgiu apenas 60 anos após o descobrimento do Brasil, o que obviamente teve uma grande influência da cultura indígena, começando com o nome forte e vibrante, Guarulhos! 

Foto: Davyd          Wandell Xavier
O Monumento do Anjo Gabriel é uma das referências de Guarulhos. Simboliza paz e desafios para o novo milênio. Foto: Davyd Wandell Xavier

Trata-se de uma cidade vanguardista, cujas cultura e questão educacional são referências, e tem a indústria como carro-chefe. Com cerca de 1 milhão e 400 mil habitantes, a cidade foi fundada no dia 8 de dezembro de 1560. No alto de seus 461 anos de existência, portanto mais do que quatrocentona, Guarulhos é a cidade não capital mais populosa do Brasil. É a quarta cidade mais poderosa economicamente de São Paulo e a nona cidade onde moram os brasileiros e brasileiras mais ricos.

Neste sentido é muito interessante observamos um estudo profundo feito por uma respeitada empresa de estatísticas ainda em 2004, mas que certamente mudou muito pouco de lá para cá, referente ao lugar onde mora 1% das famílias mais ricas do país, onde nossa querida Guarulhos se destaca em nono lugar. Observe com atenção os dados a seguir:

1) São Paulo - 443 462 famílias;
2) Rio de Janeiro - 76 317 famílias;
3) Brasília - 34 994 famílias famílias;
4) Belo Horizonte - 27 394 famílias;
5) São Bernardo do Campo - 23.394 famílias;
6) Porto Alegre - 23 224 famílias;
7) Curitiba 20 872 famílias;
8) Santo André 20 475 famílias;
9) Guarulhos 17 094 famílias;
10) Salvador 15 182 famílias;
11) Campinas 13 487 famílias;
12) Osasco 12 879 famílias;
13) Fortaleza 12 735 famílias;
14) Recife 12 615 famílias;
15) Goiânia 11 117 famílias;
16) Niterói 10 394 famílias;
17) São Caetano do Sul 9 505 famílias;
18) Mogi das Cruzes 7139 famílias;
19) Belém 6619 famílias;
20) Santos 6 450 famílias.


O aeroporto de Guarulhos é o maior da América do Sul e opera 830 voos diariamente


Por outro lado, o progressista município de Guarulhos, que hospeda o maior aeroporto da América do Sul, que opera com 830 voos diários, a megacidade fundada pelo Padre Jesuíta Manoel de Paiva também tem seus famosos, vejam os principais da mídia:

A cantora Any Gabrielly é uma das personalidades nascida em Guarulho - SP (Foto: Reprodução/Instagram)
 
1) O jogador de futebol Henrique Dourado, ex-flamengo e atualmente no Jiany, da China;
2) A cantora Any Gabrielly, com a bagatela de 6 milhões de seguidores só no Instagram;
3) O ex-apresentador da MTV André Vasco;
4) O famoso jornalista e apresentador de TV Otávio Mesquita;
5) O inimitável Youtuber PC Siqueira;
6) O jogador do Santos David Braz;
7) A renomada ginasta Rebeca Andrade;
8) O saudoso Sérgio Raoli do Mamomas Assassinas;
9) A atriz global Tássia Camargo;
10) O ator mirim Kevin Vechiatto;
11) A atriz e cantora de sucesso Adriana Lessa;
12) A jogadora da Seleção Brasileira de Futebol Ludmila;
13) O jogador de futebol do Arsenal da Inglaterra, o craque Gabriel Martinelli;
14) O destacado ator e diretor Juninho Bill;
15) O saudoso Júlio Rasse do Mamonas Assassinas;
16) A prestigiada atriz e apresentadora de TV Jacqueline Sato;
17) O renomado ex-jogador do Santos Claudinho, atualmente no Red Bull Bragantino;
18) O habilidoso goleiro do Palmeiras Vinícius Silvestre;
19) O ex-jogador do Corinthias Marques Batista, que também atuou na Seleção Brasileira;
20) Ricardo Moura, o sambista e defesor da causa PCD em Guarulhos.


O Rei Pelé recebe os cumprimentos do jornalista Walter Brito no Palácio do Planalto, quando o filho da dona Celeste Nascimento, tornou-se Ministro dos Esportes no Governo de Fernando Henrique Cardoso


É importante lembrar aos leitores atentos desta matéria, que entre os séculos XVl e XVll, antes do Ciclo do Ouro em Minas Gerais, Guarulhos foi o principal polo de produção aurifica de nosso país de dimensões continentais chamado Brasil!

Talvez por isso, a terra que gerou tanta riqueza agora tem o orgulho de ter tantas preciosidades materiais, humanas e espirituais como Guarulhos, o que se dá em todos os setores da vida privada e pública.


O saudoso governador do Rio Leonel Brizola, teve como um de seus colaboradores na campanha eleitoral de 1982 para governador do Rio de Janeiro, o então jovem jornalista Walter Brito ( foto)


É com muito prazer que neste momento eu me apresento ao povo guarulhense. Sou o jornalista Walter Brito, afrodescendente com muito orgulho, nasci na cidade de Formosa-GO, distante 80 km de Brasília, fui professor de matemática em minha juventude plena, na Rede de Educação do Estado de Goiás, sou bacharel em Direito. Sou jornalista e militante há 40 anos e escrevo sobre todos os temas, especialmente sobre a política nacional e internacional, bem como sobre a causa negra que defendo de forma inconteste. Neste sentido, o Brasil tem uma dívida histórica com a comunidade negra, pois foram os descendentes da Mãe África que fincaram as estacas de desenvolvimento de nosso país e não participamos efetivamente de seu desenvolvimento, nem na iniciativa privada, como também na vida pública e muito menos na política, que é um meio importante de trazer a igualdade entre os povos.


A Prêmio Nobel da Paz Wangari Muta Maathai, foi a primeira personalidade africana a receber das mãos do jornalista Walter Brito (foto), o livro de autoria do ex - dirigente da Fundação Palmares, a obra: " Memórias de uma família negra brasileira"


Fui dirigente da Fundação Cultural Palmares entre 1991 e 1994, à época vinculada à Presidência da República. Fui nomeado pelo então presidente do Brasil Fernando Collor de Mello. Tive o prazer de falar em nome dele, quando homenageamos ao lado do Governador do Espírito Santo Albuíno Azeredo em 1991, o líder Sul Africano Nelson Mandela, quando Madiba saiu do cárcere de 27 anos na África do Sul. O primeiro evento foi no Estádio Cariacica no Espírito Santo e o segundo no Palácio Anchieta, quando presenteamos em nome da comunidade negra nacional, o líder Mandela com o livro Mão Afro.

Sou autor do livro Memórias de uma família negra brasileira. Trabalhei por 38 anos como assessor de imprensa de diversos parlamentares no Congresso Nacional e passei por diversos veículos de comunicação da imprensa brasileira. Sou filiado ao Partido Republicano da Ordem Social, presidido nacionalmente pelo policial civil aposentado, Marcus Holanda, e em São Paulo por Roberto Parillo. Tenho 67 anos e sou pré-candidato a deputado federal pelo Pros de São Paulo, cidade em que trabalho e resido há quase 2 anos. 

O sambista e suplente de vereador em Guarulhos, o Ricardo Moura, na foto, em uma de suas apresentações junto com o grupo Sambalancê

O meu pré-candidato a deputado estadual, é o vigésimo da lista das personalidades de Guarulhos conhecidas, que é o meu caro amigo Ricardo Moura. Moura é deficiente físico, pois perdeu uma das pernas devido ao diabetes. Homem de fé, ele continua sua luta, concluiu o curso de Direito, é sambista dos bons e faz parte da Frente de Samba de Guarulhos. Ele e seu grupo Sambalancê se apresentam com muito sucesso constantemente nas melhores Casas de entretenimento de sua terra natal, que é a fantástica cidade de Guarulhos.


O jornalista Walter Brito entrevista o Jurista Raimundo Hermes Barbosa


A reportagem entrevistou o famoso jurista de São Paulo, o doutor Raimundo Hermes Barbosa, ex-vice-presidente da OAB/SP, inclusive foi também secretário-geral da mais estruturada e maior OAB do Brasil, onde foi também Conselheiro federal. O doutor Hermes tem seus escritórios em São Paulo e mora há décadas em Guarulhos, ele afirmou: "Eu estou muito feliz de ser entrevistado pelo escriba da política nacional, o jornalista Walter Brito, meu amigo de longa data. Continuo na labuta da advocacia e sou presidente da Federação Nacional de Advogados, Bacharéis e Estagiários - FADESP. aproveito para parabenizar o presidente nacional do Pros Marcus Holanda, bem como o presidente em São Paulo Roberto Parillo. Eles escolheram muito bem duas pessoas como pré-candidatos, o jornalista Walter Brito para federal e o meu querido filho, o Ricardo Moura para deputado estadual.

O jornalista Walter Brito entrevistou de Ulysses Guimarães para cá, as maiores personalidades da política nacional. Seu trânsito nos palácios de Brasília e todos os ministérios e demais órgãos do governo federal, certamente ajudará Guarulhos a avançar muito mais. O meu filho Ricardo, obteve uma votação razoável para vereador em 2020 em Guarulhos e agora na defesa da causa PCD e a alegria que é o samba brasileiro, onde ele, modéstia à parte, é um dos bambas, acredito que enriquecerá o debate desta causa nobre que são os deficientes físicos. Aos 40 anos, obviamente ele poderá ser muito útil no engrandecimento da cultura desta terra que escolhi para criar minha família e aqui ficar para sempre. Desejo sorte aos dois idealistas que certamente serão bem recebidos em nossa cidade" , concluiu o doutor Hermes Barbosa.
ANDERSON MIRANDA

Administrador, Jornalista, Gestor Imobiliário. Especialista em Avaliação Imobiliária. Perito Avaliador do TJDFT. Editor-Chefe Grupo M4. Diretor-Proprietário da M4 Adm. Imobiliária Comunicação e Marketing Ltda. Jornalista e Fotógrafo - DRT 12.802/DF. Sites: https://grupom4.com.br, https://tribunadobrasil.com.br e https://andersonmiranda.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem