HEF oferece roupas e kit de higiene pessoal a pacientes admitidos


O Hospital Estadual de Formosa (HEF), por meio da Comissão de Responsabilidade Social, é reconhecido pelas ações voluntárias que já ajudou diversas pessoas em situação de vulnerabilidade. Atualmente, a comissão passou a arrecadar e distribuir roupas e kit de higiene pessoal para atender pacientes que são admitidos na unidade. A iniciativa já beneficiou mais de 120 pacientes e entregou 38 kits de higiene pessoal femininos e 66 kits masculinos.

A ideia de oferecer roupas a pacientes que necessitam é uma extensão da campanha do agasalho que ocorre todo ano na unidade. Grande parte das doações de moletons, calças, camisetas e outras peças parte dos próprios colaboradores do HEF, mas também há donativos ofertados por moradores da região. Antes de chegarem aos novos donos, os artigos são lavados e passados seguindo todos os protocolos sanitários de segurança.

“A ideia da Comissão de Responsabilidade Social é, antes de tudo, amparar e estender a mão às pessoas. A doação de roupas já é um projeto contínuo de arrecadação, mas com o tempo, enxergamos uma oportunidade interna de ajudar pacientes que precisavam”, explicou Talita Monteiro, assistente administrativa da unidade.

Além do espírito de praticar o voluntariado abnegado, o que chamou a atenção da Comissão de Responsabilidade Social do HEF foram as circunstâncias em que alguns pacientes chegavam à unidade. O hospital está localizado bem próximo à rodovia BR-020. Com isso muitas vítimas de acidentes automobilísticos são admitidas com as roupas rasgadas, sem sapatos e durante o período de internação e após a alta, necessitam desse acolhimento humanitário.

Atendimento acolhedor

O HEF também recebe pessoas em situação de rua ou que chegam à unidade sem familiares ou acompanhantes. Segundo o assistente social Gilliard Barbosa de Jesus, “muitos chegam desassistidos ou vêm de municípios vizinhos e a família não consegue acompanhar ou estar nas visitas que acontecem diariamente, por isso o papel que a Comissão de Responsabilidade Social e a Assistência Social desempenham com esse público é fundamental”.

O hospital também oferece kits de higiene femininos e masculinos para os pacientes que apresentam alguma condição de vulnerabilidade. Os kits são compostos por shampoo, condicionador, esponja para banho, sabonete, creme dental, escova de dente e, para as mulheres, absorvente.

Essa iniciativa da Comissão de Responsabilidade Social fortalece ainda mais os laços da unidade com a comunidade local e reafirma o propósito de empatia e solidariedade. Em outros momentos, os colaboradores do HEF já arrecadaram e distribuíram 50 cestas básicas para famílias de Formosa, roupas para pessoas em situação de rua, brinquedos e material escolar para crianças e adolescentes da região.

“Como equipamento público que abre suas portas e recebe pessoas de diferentes regiões e extratos sociais, temos que pensar um modelo de atendimento que seja o mais humanitário possível e possibilite equidade na recuperação da saúde”, explicou Ana Brito, diretora da unidade.

Sobre o HEF

O Hospital Estadual de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 20 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

____________________________________

 

Assessoria de Comunicação Hospital Regional de Formosa/ Ecco Comunicação

Aline Marinho – aline@ecco.inf.br  

Dario – dario@ecco.inf.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem