Especialista em Administração dá orientações para se destacar no mercado online nos dias que antecedem a data

Para o setor comercial e varejista, o Dia das Mães é uma das principais datas comemorativas do primeiro semestre e representa a oportunidade de impulsionar vendas e conquistar novos clientes. Com a proximidade do segundo domingo de maio, as estratégias de negócios online se intensificam para alcançar o público que ainda não fez suas compras – de acordo com pesquisa do Mercado Ads feita em parceria com o Instituto Ipsos, 91% das pessoas procuram seus presentes na internet.

Segundo o coordenador do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, professor Samuel Novais, os dias que antecedem a comemoração provocam os picos de vendas. “O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio no Brasil, e em termos de faturamento, costuma ficar atrás apenas do Natal. A presença virtual fará toda diferença para quem quer garantir resultados nesse período de véspera”, aconselha. Dentre as oportunidades que o docente enxerga para o empreendedorismo online, a aderência ao marketplace e a promoção de lives são imprescindíveis.

O professor ressalta que o marketplace, modelo de negócio parecido com um shopping virtual, é uma boa alternativa. “É considerado vantajoso para o consumidor, visto que reúne diversas marcas e lojas em um só lugar, facilita a procura pelo melhor produto e melhor preço, além de ser interessante para os clientes, que encontram grande variedade de ofertas dentro de casa”, afirma.

Esses locais são propícios para encontrar diferentes públicos em buscas de compras rápidas. Uma estratégia de marketing para apresentar produtos e promoções é o preparo de transmissões ao vivo. “Em datas como o Dia das Mães, é comum encontrar pessoas que ainda não sabem o que vão presentear as mães.  Promover uma live com demonstrações, ofertas e detalhes dos itens à venda pode auxiliar na captação de clientes”, reflete o administrador.

MARKETING DIGITAL

Mesmo nos últimos dias que antecedem uma data comemorativa, o planejamento de marketing digital trará diferença nos lucros de um negócio. O ponto inicial, segundo afirma Saad, é entender as quais são as demandas e as principais características do público-alvo. “Identificar qual é a faixa etária, o gênero, a classe e outros dados do cliente irá indicar caminhos para ações de comunicação e irá auxiliar a definir metas objetivas”, explica.

Os conceitos trabalhados no campo digital exigem flexibilidade adaptação do empresário, uma vez que as transformações na internet são constantes e rápidas. “Embora o Dia das Mães seja bastante tradicional, é importante ficar atualizado com as tendências do mercado e preparar promoções que estejam alinhadas com as necessidades do consumidor virtual”, finaliza o professor.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.  

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.  

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.