Unidade do Senac em Taguatinga recebe o nome dos pioneiros do comércio Jó Rufino e Carlos Aguiar

Os empresários Carlos Aguiar e Jó Rufino, pioneiros do comércio brasiliense, foram homenageados pelo Senac do Distrito Federal nesta segunda-feira (16).  A unidade da instituição localizada em Taguatinga agora passa a levar o nome desses dois empreendedores. A cerimônia de nomeação ocorreu na unidade, nesta segunda-feira (16), às 12h30. Amigos, familiares e dirigentes do Sistema Fecomércio-DF compareceram para prestigiar os líderes empresariais

Foto: Facebook.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, ressaltou que desde que assumiu o Sistema, em março de 2021, vem procurado homenagear as pessoas em vida. "Hoje, todos estão felizes, só existe alegria. Quando se faz uma homenagem pós-morte acaba sendo triste, um sentimento de saudade", disse Aparecido. "Esses dois pioneiros têm uma grande importância em nossa cidade, filhos do Nordeste: um paraibano e outro cearense, chegaram aqui em nossa capital para transformar a nossa cidade e a vida deles. Acredito que é muito importante saber valorizar esses empresários. Temos que tirar o nosso chapéu para os empreendedores, que geram emprego e renda e dão dignidade para a população", ressaltou.

Jó Rufino e Carlos Aguiar agradeceram a lembrança. Eles contaram um pouco de suas histórias e destacaram a emoção em serem lembrados pelo Senac. Jó nasceu em 1945, em uma pequena cidade no interior do Estado da Paraíba (PB), chamada Ibiara. Quando jovem, trabalhava na roça. Pensando em voos maiores, pegou um ônibus e veio parar na capital da República. Chegou ao Distrito Federal em fevereiro de 1969, com 50 cruzeiros no bolso. "Quando cheguei aqui, fui morar em Taguatinga, na casa de um primo, que me ajudou a montar o meu primeiro negócio. Trabalhei como marceneiro, carpinteiro, auxiliar de pedreiro até conseguir abrir meu negócio, me formar e começar a dar aulas, que era meu sonho", disse.

Carlos Aguiar nasceu em Mulungu dos Carlos, município de Sobral, no estado do Ceará (CE), no dia 25 de outubro de 1955. Filho de agricultor e de costureira, é um dos mais novos de 8 irmãos. Saiu de sua cidade natal aos 15 anos em busca de seus sonhos, quando foi para a cidade de Parnaíba, no Piauí (PI). Lá, trabalhou em uma quitanda – o negócio acabou não dando muito certo. Foi aí que arrumou as malas, pegou um ônibus junto com um de seus irmãos e veio para o DF, em 1972. "É com muita alegria que recebo essa homenagem. É um momento ímpar na minha vida. Agradeço a sensibilidade do presidente José Aparecido e a diretora Karine Câmara", destacou. Ele também agradeceu a família e disse que é muito grato pela lembrança.

A diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, salientou que os nomes escolhidos são dois grandes exemplos de cidadãos.  "É um orgulho imenso contar com o nome desses dois pioneiros. Jó Rufino é um grande amigo. Chegou no DF com muita vontade de vencer. Essa era a sua maior obstinação. Ele teve sua vida transformada por meio do estudo e essa é uma casa que transborda educação. Inclusive, Jó chegou a fazer cursos no Senac e virou instrutor da nossa instituição, nos anos 90, deixando seu legado", destacou Karine. "Carlos Aguiar transborda vitalidade, alegria, garra e dedicação, tudo isso com muito amor ao próximo. Começou sua pequena loja e foi crescendo com muito empenho, nunca esquecendo de ajudar o próximo. Esse é o nosso querido Carlos Aguiar", concluiu Karine.

O diretor do Sesc, Valcides de Araújo, falou do grande legado e da história de inspiração dos dois homenageados do dia. "Os dois se tornaram referência na capital do País. Sempre buscaram o caminho do empreendedorismo, da humanidade e do amor ao próximo. São duas histórias similares: de obstinação e comprometimento, com muita fé, humildade e sobretudo, resiliência. São pioneiros e exemplo para todos nós", destacou Valcides. Ao final da homenagem, o diretor do Sesc leu um poema feito por Jó Rufino, que homenageia a gestão do Sistema Fecomércio em prol de todo o Distrito Federal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem