Anhanguera de Paragominas investe em iluminação por LED fotovoltaica



Faculdade adota recursos sustentáveis para a captação de energia com economia de 100%

A discussão sobre a preservação do meio ambiente e a busca de recursos renováveis tornaram-se pautas permanentes, incluindo no setor de energia. O aumento do consumo de energia elétrica tem sido causa de preocupação entre especialistas que alertam sobre a sobrecarga de todo o sistema e o impacto ambiental ao meio ambiente, por exemplo. 

Estudos apontam que, no Brasil, cerca de 76% da energia consumida é proveniente das usinas hidrelétricas espalhadas pelo País. Ao mesmo tempo em que a sociedade brasileira depende da energia elétrica, é preciso buscar outros meios de geração de energia que não degradem o meio ambiente, como a fonte solar. De olho nessa necessidade de eficiência, a Faculdade Anhanguera de Paragominas, no estado do Pará, adotou essa alternativa como recurso para iluminação externa do campus.

As lâmpadas de vapor metálico foram substituídas por tecnologia em LED abastecida pela luz do Sol em 16 luminárias do espaço externo, gerando 100 por cento de economia nesta área da unidade. “Nos últimos anos, a energia solar tem sido usada para a redução do uso de recursos hídricos e para a preservação da natureza, uma vez que é renovável e inesgotável. Além de ser economicamente sustentável, esta medida traz o bem-estar à nossa comunidade acadêmica”, pontua o diretor da faculdade Anhanguera, Adriano Junqueira.

De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, as fontes fotovoltaicas correspondem a 7,7% da geração de energia no Brasil e, até 2031, a expectativa é de que 17% da matriz energética do País seja proveniente da fonte solar. A tendência é compatível com as discussões sobre aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). 

Para a conversão da energia solar em eletricidade, é necessário um sistema fotovoltaico, que é composto por painéis solares, inversor, sistema de fixação de placas, cabos, conectores, dentre outros itens, podendo produzir energia para todos os aparelhos de uma casa ou instituição.

Quando comparada a outras fontes de energia, a solar possui inúmeras vantagens. Algumas delas são:  

- Não é danosa ao meio ambiente;

- É renovável;

- O sistema possui vida útil longa;

- Necessita de pouca manutenção;

- Painéis fotovoltaicos são fáceis de instalar;

- Não promove ruídos ou poluição;

- Pode ser utilizada em áreas isoladas de energia elétrica.

“Um projeto de captação sustentável é altamente complexo, e demanda uma atuação interdisciplinar dos times. Porém, todo o investimento vale a pena, tendo em vista os frutos que iremos colher de uma ação tão propositiva como essa. O intuito é contribuir de forma eficiente com o meio ambiente e, consequentemente, com as pessoas que vivem nele”, reforça Hylton Olivieri, Diretor de Infraestrutura da Kroton, mantenedora da Anhanguera. 

A adoção da energia solar na unidade faz parte da estratégia de ESG da Kroton, vertical B2C de ensino para jovens e adultos da holding Cogna Educação. Com forte atuação nas questões ambientais, sociais e de governança corporativa, a companhia está assumindo o compromisso de implantação de pilotos em eficácia energética e reuso de água, além da coleta seletiva, em algumas de suas unidades. O objetivo é ter, até 2025, 90% da energia consumida em toda a operação proveniente de fontes renováveis, como esta que está implementada na Faculdade Anhanguera Paragominas. 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem