Estão abertas as inscrições para o 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo

O 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo irá premiar as melhores notícias veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira ou novas plataformas digitais sobre empreendedorismo e pequenos negócios. Esta edição marca o cinquentenário do Sebrae e reforça a importância do reconhecimento ao papel fundamental da imprensa para fortalecer e dar visibilidade aos pequenos negócios



"Infelizmente, o Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa de 2021, realizado pela Repórteres sem Fronteiras, mostra que o jornalismo está totalmente ou parcialmente limitado em 73% dos países. Um país com imprensa livre é um país com educação e empreendedorismo fortalecidos. Com mais esta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, queremos reconhecer esta importância fundamental da imprensa para o apoio e orientação dos pequenos negócios", destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

As inscrições podem ser feitas de forma rápida e fácil pelo site www.premiosebraejornalismo.com.br.

Além das categorias principais e do prêmio de Jornalista Revelação, serão dois prêmios especiais. Alinhado ao tema do cinquentenário do Sebrae – "Criar o futuro é fazer história" – a premiação irá prestigiar um Jornalista Empreendedor, com iniciativa inovadora na produção de conteúdo jornalístico voltado aos empresários de pequenos negócios. Também irá reconhecer um jornalista atuante nas redes sociais com o título de Jornalista Influenciador Digital.

O tema central desta edição é "A importância dos pequenos negócios para a economia do país". Atualmente, os pequenos negócios respondem por 99% das empresas brasileiras, mais de 55% dos empregos formais e 30% do PIB. Durante a pandemia, apenas em 2021, eles concentraram 98% das novas empresas e 78% das contratações.

Neste contexto, o Prêmio Sebrae de Jornalismo premiará matérias que melhor abordem o tema, considerando os diversos aspectos relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil, como: empreendedorismo, produtividade e competividade, inovação e startups, inclusão produtiva a sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação, acesso a crédito.

Poderão concorrer matérias e reportagens veiculadas de 1º de setembro de 2021 a 29 de junho de 2022. Bem como podcasts e vídeos veiculados em plataformas digitais de vídeo nesse mesmo período.

São quatro categorias para reconhecer os profissionais de imprensa que pautam os pequenos negócios:

Jornalismo em Texto – veículos impressos ou digitais.

Jornalismo em Áudio – emissoras de rádio ou podcasts.

Jornalismo em Vídeo – emissoras de TV ou canais de jornalismo nas plataformas digitais.

Fotojornalismo – veículos impressos ou digitais.

Também serão concedidas premiações especiais:

Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo – para o melhor conteúdo entre todas as premiadas nas categorias de Texto, Áudio, Vídeo e Foto.

Jornalista Revelação – para profissional de até 25 anos, nascido a partir de 01/01/1997, que atue em um veículo de imprensa.

Jornalista Empreendedor – para o melhor projeto jornalístico digital, criado a partir de 2010, que veicule conteúdo inovador com foco em empreendedorismo e pequenos negócios.

Jornalista Influenciador Digital – para jornalista que tenha publicado uma série de conteúdos jornalísticos, com foco em empreendedorismo e pequenos negócios, nas redes sociais (Twitter, Instagram ou Facebook).

Saiba mais no site oficial do prêmio e inscreva-se. Acompanhe as novidades pela Agência Sebrae de Notícias.

Sobre o prêmio  

9º Prêmio Sebrae de Jornalismo – A força do jornalismo a favor da cultura empreendedora

É um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento do jornalismo empreendedor no Brasil. A edição de retomada do Prêmio Sebrae de Jornalismo, realizada em 2021, teve um número recorde de inscrições – mais de 1,1 mil trabalhos inscritos – sendo 63 premiados na primeira etapa, que ocorreu em 20 estados. Veja no site www.premiosebraejornalismo.com.br o histórico dos veículos e jornalistas que já foram reconhecidos pela premiação.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema "Criar o futuro é fazer história". Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem