Jornada Lixo Zero chegou ao Parque Areião neste sábado

O projeto Jornada Lixo Zero é um dos maiores voltados à preservação e educação ambiental de Goiás. Nas últimas edições, arrecadou cerca de 12 toneladas de recicláveis, 14 mil lâmpadas de mercúrio, mais de 600 lâmpadas



O Parque Areião, em Goiânia, recebeu neste sábado (25), das 8 às 16h, a 5ª ação do Projeto Jornada Lixo Zero. A ação contou com um sistema de drive thru disponível para coleta de materiais eletrônicos, recicláveis, objetos de escrita, esponjas, lâmpadas de mercúrio, medicamentos vencidos, pilhas, baterias, pneus, entre outros.  

A Saneago participou da ação do projeto Jornada Lixo Zero, que desta vez ocorreu no Parque Areião, em frente o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). A participação da Saneago ocorreu por meio do Programa Olho no Óleo, que recolhe óleo residual, de frituras e cozimentos, para a fabricação de biodiesel, evitando que milhares de litros de óleo sejam descartados nas redes de esgoto e cursos d'água.

Ao entregar o material, o cliente recebe uma bonificação na forma de crédito para a próxima fatura. Cada litro de óleo equivale a 50 centavos de crédito. Nas últimas edições, a Companhia recebeu cerca de 875 litros de óleo de cozinha usado.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) também apoiou a iniciativa por meio da gerência de Vigilância Ambiental, da superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).
 
O projeto Jornada Lixo Zero é um dos maiores voltados à preservação e educação ambiental de Goiás. Nas últimas edições, arrecadou cerca de 12 toneladas de recicláveis, 14 mil lâmpadas de mercúrio, mais de 600 lâmpadas incandescentes e fluorescentes que foram trocadas gratuitamente por lâmpadas de led, mais de 100 quilos de medicamentos, 50 pneus e 300 kg de tampinhas plásticas que foram encaminhadas ao projeto Tampatas e vão se transformar em castração solidária.
 
"É gratificante ver os resultados e saber que a população de Goiânia está abraçando o projeto. Acreditamos que podemos mudar o mundo a partir de pequenas ações que impactam na região", conta Raquel Pires Sales, coordenadora do projeto.


Raquel Pires Sales, coordenadora do projeto - Fotos: Renato Santos.

Nesta edição, o Jornada Lixo Zero contou com o apoio de parceiros como o Ministério Público de Goiás, Defensoria Pública do Estado de Goiás, Sindicato das imobiliárias e condomínios do Estado de Goiás, Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado de Goiás, Saneago, Superintendência de Vigilância em Saúde de Goiás, Reciclus, Ecosistema Ambiental, Acqua Ambiental, Cooperrama, Cicca, entre outros.
 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem