Frentes Parlamentares Brasil-China e Brics são lançadas em evento com autoridades e diplomatas



Frentes Parlamentares Brasil-China e Brics são lançadas em evento com autoridades e diplomatas

Evento foi organizado pelo Ibrachina e LIDE China, com apoio do GDF



Na noite desta quarta-feira (15), o Centro de Convenções Ulisses Guimarães sediou um evento marcante para a indústria brasileira, o lançamento das Frentes Parlamentares Brasil-China e Brics. Com a presença de mais de 1200 pessoas, o evento foi organizado pelo Ibrachina (Instituto Sociocultural Brasil-China) e LIDE China, com o apoio institucional das secretarias de Estados de Turismo e Relações Internacionais do GDF (Governo do Distrito Federal).

A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades e diplomatas, o Chanceler do Brasil, o Chefe da Diplomacia brasileira, Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, recepcionados por comitiva de autoridades, liderada pelo anfitrião e Presidente das Frentes, Deputado Federal Fausto Pinato.

Juntos, Vieira e Pinato recepcionaram e conversaram reservadamente com chefes e diplomatas de dezenas de missões diplomáticas das mais diversas partes do mundo, em especial dos países que compõem o bloco BRICS; assim também com a Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD / ONU Brasil), com autoridades de todo o Brasil e representantes de órgãos, entidades e empresas.
As Frentes Parlamentares serão presididas pelo deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), que já conduz as relações sino-brasileiras e entre os países do Brics desde 2015 no Congresso Nacional. A iniciativa visa aprofundar o diálogo e a cooperação entre o Brasil e os países membros do Brics, além de fortalecer as relações comerciais e de investimento.


Além de Pinato, outros congressistas integram a diretoria das frentes e foram empossados no evento. Os deputados Gutemberg Reis (MDB-RJ), Luiz Fernando Faria (PSD-MG), Vander Loubet (PT-MS), Cláudio Cajado (PP-BA), vice-líder do governo no Congresso Carlos Zarattini (PT-SP) e o senador Chico Rodrigues (PSB-RR) serão empossados como vice-presidentes. O deputado Acácio Favacho (MDB-AP) tomou posse como secretário-geral.


Outros parlamentares integram a diretoria das frentes e também foram empossados no evento. Na qualidade de vice-presidentes, prestaram as formalidades os Deputados Federais Gutemberg Reis (MDB/RJ), Luiz Fernando Faria (PSD/MG), Vander Loubet (PT/MS), Cláudio Cajado (PP/BA), Carlos Zarattini (PT/SP) - recém-anunciado vice-líder do Governo Federal no Congresso Nacional – e o Senador Chico Rodrigues (PSB/RR). Já o Deputado Federal Acácio Favacho (MDB/AP), que é Secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, tomou posse como Secretário-geral.



O ato de posse contou, ainda, com a participação especial do Deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA), que renovou a condução do Grupo Parlamentar Brasil-China da Câmara dos Deputados. É a grande união de lideranças em benefício do Brasil e das relações internacionais.

“As frentes congregam grandes Deputados Federais e Senadores da República, lideranças parlamentares que reconhecem a importância das relações sino- brasileiros e entre os países do BRICS e promovem ações para o aperfeiçoamento do fluxo comercial e para o aprimoramento da harmonia, do equilíbrio e do progresso entre as nações. É desta visão pragmática que o Brasil precisa para um novo tempo de desenvolvimento e prosperidade”, destaca Pinato.


O presidente do Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina), Thomás Law falou sobre a importância da iniciativa para o Congresso e para os parlamentares.


O evento, foi organizado pelo Ibrachina (Instituto Sociocultural Brasil-China) e LIDE China, com apoio institucional das secretarias de Estados de Turismo e Relações Internacionais do GDF (Governo do Distrito Federal).


Estiveram presentes autoridades dos Poderes da República, dos Estados da Federação, dos Municípios e das Missões Diplomáticas no Brasil, além de representantes de órgãos e entidades diversas, da sociedade civil organizada e da iniciativa privada.


Thomas Law, presidente do Ibrachina, enfatizou que esse é um momento em que o Brasil resgata sua credibilidade internacional e a aproximação com a China e demais países dos BRICS é estratégica e certamente oferece grandes oportunidades de parceria ganha-ganha.

O Ministro-Conselheiro da Embaixada da República Popular da China no Brasil, Jin Hongjun, disse esperar que as Frentes Parlamentares Brasil-China “continuem a redobrar esforços incansáveis em prol dos laços de amizade entre os dois países e desta aliança estratégica global dos dois países, pelo bem-estar de nossos povos, dos países do BRICS e de todos os países em desenvolvimento".


O evento ocorre às vésperas da viagem do presidente Lula à China, entre 26 e 30 de março, onde será acompanhado por vários deputados e senadores, incluindo os membros das Frentes Parlamentares Brasil-China e Brics.

O Conselheiro do CRT01, Emerson Tormann, ressaltou durante o evento em conversa com o Secretário de Relações Internacionais do GDF Paco Britto que “devemos fomentar cada vez mais a relação Brasil-China, uma relação ganha-ganha, valorizando cada vez mais a troca de conhecimento entre as nações, principalmente no que se refere as atribuições dos técnicos industriais pois são grandes agentes de tranformação no desenvolvimento da economia verde, economia digital, tecnologia e inovação”.

Emerson Tormann(CRT01), Paulo Melo Presidente do INCC e Paco Britto, Secretário de Estado de Relações Internacionais do GDF.

Paco Brito lembrou da necessidade do esforço mútuo e pediu a todos para trabalharmos juntos com o objetivo de incrementar a economia do Distrito Federal.


As relações sino-brasileiras é visam aprofundar o diálogo e a cooperação entre Brasil, China e os países membros do Brics, além de fortalecer as relações comerciais e de investimento.

Para Emerson Tormann o evento ressalta a importância desta troca de experiências e a necessidade de qualificação dos técnicos industriais diante do desafio da indústria 4.0 e o seu papel crucial no desenvolvimento econômico do Brasil.


Emerson Tormann, Conselheiro do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Distrito Federal (CRT01), destacou a importância dos técnicos industriais na era da indústria 4.0. "A atuação dos técnicos industriais é essencial para o desenvolvimento tecnológico e a inovação do setor industrial, o que contribui diretamente para o desenvolvimento econômico do Brasil", disse.

Assista na íntegra a cerimônia das Frentes Parlamentares Brasil-China e Brics:


Com informações de Fabiana Ceyhan | Brasília in Foco | Edição: Tribuma do Brasil
Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem