Alta da taxa Selic traz vantagem ao carro por assinatura

 

Alan Lewkowicz*

A Taxa de juros divulgada no último mês no relatório da B3, Relatório de FEV23, aponta que a taxa para aquisição de um carro novo foi de 2,15% em JAN23, fora IOF e demais tarifas bancárias para financiamento.

 

De outro lado, um estudo do Banco BTG do ano passado, ainda com uma taxa média menor que a atual apontou que a economia média ao assinar um carro ao invés de comprar financiado foi de 40% dentre os 8 modelos analisados de diversas categorias.

 

A assinatura tem sido de fato tão vantajosa financeiramente que verificamos no mercado ofertas que custam mensalmente até 1,8% do valor do carro, ou seja, a assinatura que contempla tudo (manutenção, IPVA, Seguro, Depreciação) está custando mais barata do que somente o juros do financiamento.

 

Não se trata mais de opinião ou modismos, mas de fato assinar um carro é mais vantajoso do que financiá-lo, assim com a taxa Selic alta, fixada em 13,75% desde agosto de 2022, alienar um carro ao banco – principalmente a longo prazo – pode significar um péssimo negócio.

 

Porém, ainda, por falta de conhecimento de novas alternativas no mercado, muitos compradores agem por impulso, sem r fazer as contas de tudo que vem de carona com a compra de um veículo. No caso dos novos, automaticamente, já há uma desvalorização a partir do momento que o veículo sai da concessionária.

 

Portanto, não precisa, necessariamente, uma ampla análise de mercado. Há opções inteligentes na praça que permitem ao motorista ter um carro mas não ter a burocracia que vem no banco do passageiro. O carro por assinatura é uma modalidade de aquisição onde paga-se um valor mensal por um período pré-estabelecido, e as taxas, tributos, seguro e manutenções são por conta da locadora. Fazer essas contas vai permitir uma nova experiência de consumo automotivo.

 

 

*Alan Lewkowicz é formado em Administração de Empresas pela ESPM e trabalha há mais de 17 anos no mercado automotivo. Foi diretor de operações do Grupo Aba, sócio/conselheiro da Maestro Frotas, e sócio fundador da startup ComparaCAR, portal que reúne o maior estoque de ofertas de carro para compra ou assinatura consolidadas dos maiores portais de busca, além de locadoras e fabricantes que oferecem o serviço de assinatura. comparacar.com.br


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF