Garden: apartamento térreo com área verde é alternativa segura no mercado imobiliário

Créditos: Divulgação Grupo A.Yoshii


O protagonismo das unidades gardens, que reúnem conforto e sofisticação de um espaço exclusivo ao ar livre com a segurança dos condomínios, é a preferência de quem quer se sentir morando em uma casa

Poder contar com mais espaço ao ar livre dentro de casa, sem abrir mão da segurança e conforto dos condomínios, tornou-se um diferencial e uma forte tendência em projetos de edifícios residenciais. Apesar de os apartamentos gardens não serem novidade no mercado, o formato passou a ser mais procurado nos últimos anos, caracterizando um meio-termo entre um apartamento e uma casa. Esses imóveis geralmente são situados no térreo ou nos primeiros andares dos prédios e possuem uma área externa similar a um quintal, que garantem espaço ao ar livre, luminosidade natural e contato com a natureza, valorizando a ideia de se ter um um local de maior aconchego e permanência em casa. 

Atenta às demandas do mercado e alinhada às tendências na arquitetura, a construtora A.Yoshii, referência no setor da construção civil há 57 anos, passou a incluir unidades gardens em diversos projetos residenciais e lançamentos. A tendência imobiliária acomoda o processo de verticalização urbana, inerente às grandes cidades brasileiras, com o movimento das casas suspensas de superluxo. Com biofilia, amplitude e recursos geralmente encontrados apenas em casas, esses novos formatos de residências estão localizados em prédios que garantem o conforto, a segurança e a privacidade de um apartamento de luxo, além da sustentabilidade e do contato com a natureza de uma casa horizontal.

“As unidades gardens, com espaços privativos ao ar livre, vêm sendo muito procuradas por aqueles que valorizam aspectos como: passar maior tempo em casa, convivência familiar, reunião com amigos e trabalho em home office”, destaca a arquiteta da A.Yoshii, Leticia Marin. Cabe destacar que, em contraponto com as áreas comuns de lazer, que possuem usos específicos e regras de boa convivência, o garden é de uso exclusivo do proprietário do imóvel e seus convidados. 

Imóveis gardens: térreos e skies

O projeto do Vision, último lançamento de alto padrão do Grupo A.Yoshii em Maringá (PR), possui duas opções de plantas integradas e inteligentes, com unidades de 144 m² privativos e 3 vagas de garagem, contemplando um amplo terraço. 

“Ao usufruir de um maior espaço ao ar livre, são inúmeras as possibilidades de agregar funções ao ambiente, conforme o estilo de vida de cada morador. É possível criar uma área de diversão para as crianças, para a prática de esportes, um grande jardim com espaço para descanso e relaxamento da família, entre outros”, afirma a arquiteta.

Essa exclusividade também agrega maior valor ao imóvel, sendo um diferencial para aqueles que buscam apartamentos como forma de investimento. Em Campinas (SP), o empreendimento Le Rêve, um dos marcos da arquitetura na região do Cambuí, que será entregue ainda em 2023, apresenta cinco opções de plantas, com 3 ou 4 suítes, sendo duas delas, uma com três suítes e living ampliado ou quatro suítes. No 15.º andar, o projeto contempla um sky garden, um terraço privativo com SPA, e os apartamentos ainda possuem vista 360º para a cidade. 

Para a arquiteta, a procura por apartamento garden ganhou destaque no último ano, quando as casas passaram a ter um novo valor para as famílias. “É evidente a percepção das pessoas sobre a qualidade de vida atrelada ao lar. A incidência da luz natural, a otimização dos espaços e a proximidade com a natureza passaram a ser atributos essenciais no dia a dia”, diz. A valorização é outro aspecto que contribui para a demanda por apartamentos com área externa privativa. 

Apartamentos térreos têm pouca privacidade? Confira as dicas da arquiteta: 

  • Jardinagem é uma possibilidade do apartamento garden. Um jardim tropical, por exemplo, além de conferir sensação de calor e beleza, ajuda a dar privacidade quando o espaço garden fica à vista de outros condôminos. Samambaias, filodendros, costela de adão, orquídeas e bromélias são ótimas espécies que não exigem poda e fecham bem a vista de fora.
  • O uso de mobiliário para área externa com poltronas, mesa de centro e vasos podem conferir ao local um espaço de bem-estar, além de ser ótimo para receber amigos.
  • Hoje, muitos limitam-se a morar em casa para ter mais espaço para os pets. A modalidade garden é uma excelente alternativa, pois proporciona mais conforto, espaço e local amplo para os animais, sem abrir mão da segurança e infraestrutura de um condomínio.
  • garden é um espaço privativo e ótimo local para as crianças brincarem e terem contato com a natureza dentro da sua própria casa, sem, necessariamente, precisarem acessar a área comum.

Grupo A.Yoshii

Fundado há 57 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos voltados para o primeiro imóvel, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e do interior de São Paulo; e pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade social, com foco em educação, cultura e meio ambiente. Além disso, atua em obras corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como em usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF