Qual o vinho ideal para acompanhar sua pizza favorita? Dicas do sommelier da rede Comper

Pizza e vinho: combinação pede escolhas certas para uma experiência gastronômica mais completa

Um dos pratos mais democráticos da modernidade é a pizza. Essa massa redonda que tem inúmeras variações de cobertura é uma das preferidas dos brasileiros. Tanto que o Brasil é o segundo maior consumidor de pizza, ficando atrás somente dos Estados Unidos. A Itália está em quarto lugar, mesmo sendo considerada o berço desse prato, que na verdade tem origem no Egito. A prova da popularidade em nosso país é que, de acordo com dados do iFood, a média de pedidos de pizza é de um a cada cinco segundos, isso somente no primeiro semestre de 2022, com total de mais de 41 milhões de pizzas solicitadas pelo aplicativo. 

Adega do Comper Sobradinho no DF

Em cada região do país, a pizza foi ganhando ingredientes próprios e versões diferentes. É possível encontrar coberturas que levam desde banana da terra, carne seca, pequi e até inusitadas com borda de coxinha. A verdade é que na hora de escolher, as tradicionais ainda são campeãs em todo o país. Para acompanhamento perfeito, o Sommelier do Supermercados Comper, Charles Carvalho, traz dicas para combinação do prato com cada tipo de vinho. 


Como diz o profissional, “se cada panela tem sua tampa, cada prato tem seu vinho”, brinca. 

Confira as dicas:

Pizza de calabresa: por ser um pouco mais forte, muito saborosa e ligeiramente apimentada, a harmonização com vinho é até mais fácil e barata. “Alguns vinhos sul-americanos, do Chile e Argentina, os vinificados com a uva, como o cabernet sauvignon, e até o vinho reserva, que tem uma leve passagem por madeira ou sem passagem por barris, que mantém a característica da uva”, diz Carvalho.

Pizza Portuguesa: uma das favoritas do sommelier, como essa vai ovo e cebola, o recomendado é harmonizar com vinhos elaborados com a uva merlot, que contém tanino e é mais aveludado e mais adocicado (não doce), ou até vinhos de uma região específica em Portugal, a Alentejo.  

Pizza Marguerita: a queridinha de muitos brasileiros vai vem com vinhos sul-americanos, feitos com a uva merlot, com a cabernet sauvignon, com a uva syrah, vinhos espanhóis vinificados com a uva tempranillo.

Pizzas com frango: como o frango não é um alimento muito pesado, não tem muita complexidade, então pode combinar bem com um vinho branco, com mais estrutura, um espumante demi sec, um branco elaborado com a uva chardonnay, ou vinhos tintos feitos com a uva cabernet franc, marselan e até o tempranillo.

Pizza com escarola: a dica é harmonizar com vinhos brancos bem aromáticos, elaborados com uvas sauvignon blanc ou tintos feitos com a uva syrah e até com uvas sangiovese, essa última comum da região de Toscana, na Itália. “A combinação da escarola com um vinho de uvas sangiovese, dá uma explosão aromática fantástica”, aponta o sommelier. 

Pizza com aliche: ideal para combinar com brancos bem minerais, principalmente brancos da região do Douro,em Portugal e até um brut, que traz o equilíbrio perfeito entre o aliche e a bebida Também combina com tintos mais leves. 


Para quem gosta de apreciar um bom vinho e conhecer mais desse universo para escolher a bebida que vai acompanhar a pizza, na adega do Comper, chamada de Wine Station, o consumidor conta com variedade de marcas nacionais e importadas. É uma máquina dosadora que oferece a possibilidade de experimentar vinhos selecionados de rótulos especiais. Basta comprar créditos, selecionar um vinho e apreciar a bebida na própria adega e escolher o seu preferido. A Adega conta com mais de 850 rótulos, entre nacionais e importados, e espumantes de 13 nacionalidades diferentes. Na unidade do Comper em Sobradinho, é possível também celebrar uma boa pizza no restaurante Trudy’s. 

Tem no Comper - As lojas do Comper no Distrito Federal funcionam de segunda a sábado das 7h às 22h e domingos das 7h às 20h. Em Brasília as unidades do Comper ficam na Asa Sul, Planaltina, Gama, Sobradinho e Águas Claras. O Comper disponibiliza ainda a opção Delivery e a “Clique e Retire”, quando o mercado separa os produtos e deixa reservado para o cliente buscar. Basta acessar o site www.comper.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF