Fadiga e falta de ar são sintomas de insuficiência cardíaca

  Especialista do hospital Encore alerta sobre a importância de as pessoas estarem atentas aos sintomas da doença no dia a dia 

Créditos: Shutterstock



A insuficiência cardíaca, também conhecida como doença do coração fraco, é um distúrbio crônico que se caracteriza pela incapacidade de o coração bombear sangue suficiente para atender às necessidades metabólicas do corpo. Esse problema de saúde apresenta como sintomas fadiga e falta de ar, que se agravam gradualmente ao longo de dias e meses 

O médico e especialista Frederico Nacruth, do Hospital Encore, pertencente ao Grupo Kora Saúde, ressalta a importância de as pessoas estarem atentas ao fato de situações corriqueiras que ocasionam essas condições. “Ao me relatarem vou ao banheiro e sinto falta de ar, já penso que a condição pode ser derivada de uma insuficiência no músculo cardíaco”, alerta o cardiologista.  

A recomendação é mais do que necessária, visto que esse distúrbio atinge mais de 20% da população brasileira, segundo levantamento feito pelo Centro de Inovação Sesi em Saúde Ocupacional, da Firjan Sesi, divulgado no ano passado. O estudo teve como objetivo demonstrar o impacto da insuficiência cardíaca na atividade laboral e coletou dados entre 2008 e 2021. 

A falta de ar, quando severa, pode levar à incapacitação física, restringindo o indivíduo em suas atividades rotineiras. Frederico Nacruth explica que esse sintoma é causado, sobretudo, pelo problema que a doença ocasiona nos pulmões.  

“Se você tem insuficiência cardíaca, vai sobrecarregar os pulmões, que se encharcam de líquido. Com isso, vem a fadiga e a falta de ar, que são alguns dos principais sintomas dos problemas no coração”, esclarece. 

Causas 

O médico lembra que são muitas as causas que podem originar o problema. Frederico Nacruth destaca que a principal é um infarto agudo do miocárdio. Também são causas comuns as miocardites (inflamação da parede do coração), causadas por vírus, como adenovírus, coronavírus, rinovírus, herpesvírus”, afirma.  

Outras condições podem causar esse problema de saúde: A terceira causa de insuficiência cardíaca, no mundo, são problemas nas válvulas, as valvopatias. Se você tem um problema de válvula, lá na frente, o seu coração vai sofrer com isso. No Brasil, outras causas muito comuns são a doença de Chagas e algumas doenças de parasitas”, explica.  

Sintomas e diagnóstico 

Além dos sintomas já apontados, o cardiologista também elenca outras condições que requerem a atenção de um médico. “Procure um especialista se você tiver sintomas como falta de ar, dificuldade para caminhar, perda da função cardiorrespiratória e perda da capacidade funcional”, orienta. 

Para confirmar uma suspeita clínica de insuficiência cardíaca, o especialista pode solicitar a realização de exames, como radiografia do tórax, eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma e, às vezes, outros exames de diagnóstico por imagem e exames de sangue. 

 

 

Sobre a Kora Saúde  

Um dos maiores grupos hospitalares do país, a Kora Saúde possui 17 hospitais espalhados pelo Brasil e está presente no Espírito Santo (Rede Meridional nas regiões de Cariacica, Vitória, Serra, Praia da Costa, em Vila Velha, e São Mateus); Ceará (Rede OTO, todos em Fortaleza); Tocantins (Medical Palmas e Santa Thereza na cidade de Palmas); Mato Grosso (Hospital São Mateus em Cuiabá); Goiás (Instituto de Neurologia de Goiânia e Hospital Encore); e Distrito Federal (Hospital Anchieta e Hospital São Francisco). O grupo possui mais de 2 mil leitos no país e 11 mil colaboradores. A Kora Saúde oferece um sistema de gestão inovador, parque tecnológico de ponta e alta qualidade hospitalar, com o compromisso de praticar medicina de excelência em todas as localidades onde está presente. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF