De Informática a Oratória: cursos de qualificação gratuitos conectam gerações

Os Cursos Livres do CIEE/PR oferecem certificação
Créditos: divulgação

Cursos Livres do CIEE/PR estão disponíveis para pessoas com idade acima de 14 anos e são uma oportunidade para socialização e inclusão no mundo do trabalho

Cabeleireira aposentada, Aurea Rodrigues dos Santos senta na primeira fileira do curso de Informática Básica, para acompanhar o passo a passo mostrado pelo professor e entender as mais variadas funcionalidades do computador. Aos 65 anos, ela está matriculada em um dos Cursos Livres disponibilizados pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) e tem por objetivo estudar para se manter ativa e independente. Os cursos, com cargas horárias variadas, garantem capacitação e novas possibilidades aos participantes. Somente em 2023, mais de 22 mil pessoas foram certificadas nas modalidades oferecidas pelo CIEE/PR em todo o estado.

“Depois da aposentadoria e ainda mais durante a pandemia, senti que parei. Hoje, quando vou ao banco, pedem para eu instalar aplicativos e passar meu e-mail, mas e se eu não souber mexer com isso?”, questiona. Estudar tornou-se uma oportunidade de independência para Aurea, uma vez que o curso é voltado para pessoas de todas as idades e também permite que os estudantes participem novamente das aulas após a conclusão, caso sintam necessidade. “Em alguns momentos, acabo me distraindo, mas sei que, se continuar estudando e fazendo perguntas, é assim que conseguirei agir de forma independente e realizar minhas próprias atividades”, conclui a aposentada.


Preparar o currículo para o futuro

Da mesma turma de Aurea, Agata Lohane Oliveira, de 15 anos, vê no curso uma oportunidade de socialização e aproveitamento do tempo livre. “Minha motivação quando venho para cá é conhecer pessoas novas, aprender e ainda dar algumas risadas graças aos professores, coisas que eu não faria facilmente em casa”, comenta. Incentivada pelo pai, a estudante pretende incrementar o currículo com uma grande variedade de certificações para, no próximo ano, iniciar a carreira como jovem aprendiz. 

A ideia de capacitação e currículo cheio também é o objetivo de Aghata Cavalli, de 14 anos. No último ano do ensino fundamental, ela está matriculada no curso “Logística: Almoxarifado e Estoque” e já se prepara para novas certificações. “Como ainda falta muito para eu decidir sobre a faculdade, posso usar minhas tardes para experimentar um pouco de cada área e já deixar o currículo pronto para quando eu escolher alguma”, explica. No momento, o contato com o ramo logístico aproximou a jovem de carreiras que não conhecia e, agora, são possibilidades para o futuro. 

Da escola para o mundo do trabalho

Oratória, Matemática Básica, Informática e outros cursos já ajudaram o vestibulando João Paulo dos Santos Brito, de 17 anos, a melhorar o desempenho na escola. Ao que as notas de matemática eram um problema para o estudante, hoje foram descomplicadas pelos “macetes” e dicas ensinados no curso livre. “Isso com certeza vai me ajudar nas provas e na busca pelo meu primeiro emprego”, afirma. 

O ingresso no mundo do trabalho é um dos principais motivadores dos alunos, juntamente com a requalificação profissional e o aprimoramento do currículo. “Independentemente da idade, o foco das aulas é garantir que os objetivos pessoais de cada estudante sejam concluídos. Para isso, adapto minha forma de ensinar a cada um e, ao final dos cursos, percebo que alcançamos essa meta”, explica o instrutor Claudenir Contesini, mais conhecido como Ney. Segundo ele, a estrutura — que inclui um refeitório coletivo e laboratórios, além de atendimento personalizado aos estudantes — auxilia no aprendizado, facilitando o dia a dia e a interação entre os alunos.

Com 39 unidades  em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR oferece regularmente opções de Cursos Livres nas diferentes unidades do estado na modalidade presencial ou a distância. Podem participar dos cursos qualquer pessoa (estudante ou não) a partir de 14 anos completos.

Para verificar as diferentes modalidades de qualificação oferecidas pela entidade  e fazer a inscrição, os interessados devem acessar o Portal do Estudante, no site do CIEE/PR (www.cieepr.org.br), na aba “Cursos Livres”. Mais informações também podem ser solicitadas pelos telefones (41) 3313-4300 (moradores de Curitiba e da região metropolitana) e 0800 300 4300 (para demais cidades do estado).

 

Sobre o CIEE/PR

Há 56 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 29 mil estagiários e 6 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de cinco décadas de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,5 milhão de estagiários, bem como a iniciação profissional de milhares de aprendizes junto com entidades e empresas parceiras. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF