Ação da Equipe de Fonoaudiologia nas UTIs do HBDF Enfatiza a Importância da Comunicação e Cautela na Alimentação

 



 

Uma Iniciativa Especial em Atendimento a Pacientes com Riscos de Broncoaspiração.

 O Dia do Fonoaudiólogo, é celebrado anualmente no Brasil em 9 de dezembro, e para destacar a importância da comunicação efetiva e da alimentação segura como direitos humanos, a equipe do Serviço de Fonoaudiologia (SEFON) do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) organizou uma ação nos terceiro e quarto andares das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Adotando a inspiradora frase da autora Ingrid Gielow, a equipe busca "fazer da comunicação efetiva e da alimentação segura um direito humano acessível e possível para todos".

 A fonoaudiologia é marcada por uma dedicação integral ao cuidado dos pacientes. A jornada proporciona a oportunidade de contribuir de forma significativa para a reabilitação da comunicação e da deglutição segura, especialmente nos casos de pacientes em unidades de terapia intensiva. Cada avanço na recuperação da capacidade de expressão e na segurança alimentar é uma vitória compartilhada com os pacientes e suas famílias. Segundo a Fonoaudióloga do Hospital de Base, Juliana Seixas, “ser fonoaudióloga é ter a oportunidade de contribuir significativamente para a reabilitação da comunicação e da deglutição segura dos pacientes internados na unidade de terapia intensiva, promovendo uma atuação essencial na melhoria da qualidade de vida.” Isso reflete no compromisso diário com a saúde e o bem-estar, onde o cuidado transcende as palavras, manifestando-se nas ações que impactam positivamente na vida dos pacientes.

 



 A ação, que se estende por dois dias (12 e 13 de dezembro), visa compartilhar os conhecimentos da equipe da fonoaudiologia com outras especialidades que atuam no ambiente hospitalar. As colaboradoras montaram um stand e tiraram dúvidas, e deram orientações enfatizando a importância da comunicação efetiva e da alimentação segura. Diversas atividades foram planejadas, incluindo a distribuição de panfletos informativos, orientações sobre cuidados na hora da alimentação, procedimentos em casos de engasgo, higienização oral após a alimentação do paciente, a relevância do espessante e outros temas relevantes da fonoaudiologia.

 A fonoaudióloga Ana Paula Américo destaca: "este evento vai muito além de uma celebração profissional; é uma oportunidade de conscientizar a equipe multidisciplinar sobre a importância da fonoaudiologia no âmbito hospitalar. Estamos aqui para compartilhar conhecimento, orientar e criar uma atmosfera de cuidado e segurança para todos os pacientes."

 Colaboradores de diversas áreas participaram ativamente dessa ação, ressaltando o impacto positivo da presença da equipe de fonoaudiologia na avaliação, acompanhamento, gerenciamento e reabilitação dos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva.

 A iniciativa reforça o compromisso do HBDF em proporcionar um ambiente hospitalar que vai além do tratamento médico, abrangendo também a promoção de cuidados humanizados.

 



 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF