“Agrodefesa 20 anos”: Caiado destaca promoção da segurança sanitária no campo

Agrodefesa comemora 20 anos: atuação da autarquia garante oferta de alimentos seguros e altos padrões de sanidade animal e vegetal no campo (Foto: Lucas Diener e André Bianchi)
Agrodefesa comemora 20 anos: atuação da autarquia garante oferta de alimentos seguros e altos padrões de sanidade animal e vegetal no campo (Foto: Lucas Diener e André Bianchi)

Por Juliana Carnevalli - Agência Cora Coralina

O trabalho da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) para assegurar a oferta de alimentos seguros e altos padrões de sanidade animal e vegetal no campo foi ressaltado pelo governador Ronaldo Caiado.

"A Agrodefesa tem sido crucial para que o agronegócio possa avançar economicamente, mantendo uma visão de preservação ambiental", afirmou, ao receber os dirigentes da autarquia em seu gabinete, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

O encontro foi promovido no mês em que a Agrodefesa completa 20 anos de atuação – o aniversário da autarquia é celebrado neste sábado (30/12). Como forma de reconhecimento, Caiado agradeceu o empenho dos servidores da pasta, que teve como resultado a retirada da vacinação contra febre aftosa, a partir deste ano.

"Hoje temos a certeza de que nossos animais estão protegidos, de forma que podemos ofertar ao mundo os melhores produtos e com segurança", continuou.

Agrodefesa

Criada por meio da Lei nº 14.645/03, a Agrodefesa integra a administração indireta do Estado de Goiás e está jurisdicionada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). É responsável pela defesa agropecuária goiana, tendo como presidente o médico veterinário José Ricardo Caixeta.

"São 20 anos de uma atuação pautada no comprometimento com a sanidade animal e vegetal, com o melhor rendimento do produtor rural e com a qualidade dos produtos que chegam à mesa dos cidadãos. Muitos avanços foram conquistados nessas duas décadas, mas em especial, nos últimos cinco anos, quando vimos a Agrodefesa mudar o seu perfil de órgão meramente fiscalizador, para o de parceiro-educador de toda cadeia produtiva", ressalta Caixeta.

Inovação

Resultado do trabalho da equipe técnica e com a cooperação dos produtores rurais, Goiás será o primeiro estado brasileiro a editar um Código de Defesa Agropecuário, documento que compila um conjunto de normas, como leis e decretos; além de formalizar a autorregulação do setor, necessária para promover a implantação da Lei Federal nº14.515/22, que instituiu o programa de incentivo à conformidade em Defesa Agropecuária.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF