Fim de ano sem desperdício, sustentável e cheio de criatividade na mesa

Cliente do Fort Atacadista ensina a reutilizar ingredientes e economizar nas celebrações de fim de ano

 

O Natal é época de celebração, festividades com a família e mesas fartas. No entanto, muitas vezes, essas festas deixam para trás uma quantidade significativa de sobras de comida que acabam sendo desperdiçadas. Para evitar que isso aconteça, uma boa recomendação é começar a se planejar antes mesmo da ceia. A dica é da dona de casa e cliente do Fort Atacadista de Valparaíso, Daniela Gomes. Ela conta que planeja cada refeição que irá fazer com a família nos dias de festa e monta a lista de compras de acordo com a quantidade necessária para o preparo dos pratos. Ou seja, define o menu com antecedência.


“Nada de deixar para decidir tudo no supermercado. Para evitar desperdício, ou ainda ficar uma semana comendo as sobras da ceia, aqui em casa planejo tudo antes, o lanchinho para as crianças na tarde da véspera do Natal, cardápio da ceia, o que comer no dia 25 e o que de fato sobra, inventamos receitas divertidas”, comenta.

 

Cozinhar em excesso também não é recomendado. “Muitos convidados acabam por deixar comida no prato ou não conseguem provar tudo e a noite acaba com comida desperdiçada, perda de tempo e de dinheiro. O ideal é fazer uma média da quantidade consumida por convidado”, explica Daniela.

 

Se mesmo assim restarem sobras para os dias seguintes, é possível adotar uma abordagem consciente: congele os alimentos. Comidas congeladas duram por mais tempo e, congeladas em pequenas porções, são mais fáceis de serem aquecidas. Carnes, frutos secos, queijos, doces e arroz são alguns alimentos que estão sempre presentes nas ceias e que podem ser congelados. 


Mas, se não quiser deixar que os restos se acumulem na geladeira, uma opção é usar a criatividade para aproveitar ao máximo cada pedacinho das refeições natalinas. “As sobras de carne assada, seja peru, pernil ou chester, podem ser desfiadas e transformadas em sanduíches, tacos ou wraps. Acrescente molhos saborosos para dar um toque especial. Outra opção é cortar a carne em pedaços menores e utilizá-la como recheio em tortas, empadas ou risotos”, ensina a dona de casa.


Restos de legumes assados, purê de batata e outros acompanhamentos podem ser combinados para criar uma saborosa torta ou lasanha. “Aproveite sobras de pães, panetones, frutas, chocolates para preparar rabanadas, muffins ou misturar com sorvete. As crianças adoram”, comenta Daniela.

 

Sustentabilidade e economia - Além de evitar desperdício, economizar também é essencial para o equilíbrio financeiro da família no final de ano. As lojas do Fort Atacadista oferecem variedades de produtos e preços para agradar o consumidor. Para quem quer economizar ainda mais, vale aproveitar o Vuon Card, cartão exclusivo do Fort Atacadista, com descontos em centenas de itens e condições especiais de parcelamento.

 

Horários estendidos – Para oferecer aos consumidores mais tempo e comodidade para as compras da ceia de Natal e das festas de fim de ano, o Fort Atacadista está adotando horários estendidos. Nas vésperas do Natal e Ano Novo, 24 e 31 de dezembro, lojas abertas das 6h às 20h. Já nos dias 25/12 e 01/01 as lojas ficarão fechadas. Para as compras do réveillon os consumidores terão as portas do Fort abertas de 26 a 30 de dezembro, das 7h às 23h.

 

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 61 anos de história em 2023. Atualmente, conta com 18 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

 

O Grupo Pereira tem mais 114 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 56 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), cinco filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 18 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um broker, duas agências de viagens e dois postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 990 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

 

O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+. Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF