Goiânia reafirma título de Capital mais verde do Brasil

Prefeito Rogério Cruz transforma Goiânia em referência nacional em gestão ambiental com inauguração de parques e ações sustentáveis


Gestão do Prefeito Rogério concentrou esforços na expansão de áreas verdes, iniciativas sustentáveis e projetos inovadores. Inauguração de sete parques públicos e de uma Unidade de Pronto Atendimento Veterinário, além do expressivo plantio de árvores nativas e uma série de ações, consolidam a Capital como referência em gestão ambiental no País

Nos três anos da gestão do prefeito Rogério à frente da Prefeitura de Goiânia, a cidade registrou significativos avanços na área de meio ambiente, consolidando seu título de Capital mais verde do Brasil. Com foco em políticas ambientais, a administração municipal, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), implementou diversas ações que marcaram positivamente o cenário ambiental na capital goiana.

"Criamos em Goiânia, desde o início da gestão, ações e projetos que, além de contribuir com a estética da cidade, ajudaram a reafirmar Goiânia como a Capital mais verde do Brasil", pontua o prefeito Rogério, ao acrescentar que a ideia é continuar com o plantio de árvores na cidade e incentivar as ações ambientais, sobretudo nas escolas com educação ambiental, para que cada vez mais as políticas ambientais sejam evidenciadas pela população. "Assim, de primeira do país e segunda do mundo entre as capitais, nós queremos o título mundial de mais verde", afirma.

Parques

Uma das conquistas expressivas foi a inauguração de sete parques públicos, que enriquece as opções de lazer do município, além de valorizar as áreas verdes na cidade. Entre eles, destacam-se o Buritis Sebastião Júlio Aguiar, as duas etapas do Leonardo Peixoto, o Antônio Wagno Codó (Parque das Flores), a segunda etapa do Sargento David Luiz (Vera Cruz II), o Rio Jordão, o Marcos Antônio Machado (Vale do Araguaia) e a revitalização dos parques Itatiaia e Fonte Nova.

UPAVet

O compromisso com o bem-estar animal também foi evidente com a entrega da Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet) do Centro de Saúde e Bem-Estar Animal – Genoveva Rezende Machado São Francisco de Assis. Além disso, a gestão de Rogério Cruz iniciou cirurgias de castração gratuitas no município, contribuindo para o controle populacional e saúde dos animais.

A UPAVet conta com ambientes de recuperação, escovação, triagem e ambiente de descarte de resíduos hospitalares, além de contar com um arsenal terapêutico, ambiente utilizado para guardar medicamentos, hall cirúrgico com acesso para a sala de preparação para cirurgia, e hall para as salas de fluido terapia de gatos e cães, local em que os animais serão internados.

ArborizaGyn

A arborização urbana foi intensificada, com a plantação de 202 mil mudas de árvores pela Amma. O programa AborizaGyn 3.0, lançado em novembro de 2023, realizou o plantio de 90 mil mudas no Residencial Jardins do Cerrado 2, com destaque para espécies nativas do Cerrado, entre elas mudas de jatobá, cagaita, guapeva, sombreiro, angico, aroeira e mangaba. As mudas do programa são preparadas pelos viveiros da Amma. Nas edições anteriores, a Amma plantou 62 mil, dentro do programa ArborizaGyn 1.0, em 2021, e 50 mil na edição 2.0, em 2022.


Rearboriza Goiânia

A gestão ambiental lançou a terceira etapa o "Rearboriza Goiânia" no Centro da cidade, que integra o Programa Centraliza, como prevê o plano de requalificação do Setor Central da Capital. A ação teve como início imediato, o plantio de 170 mudas de árvores nativas do Cerrado ao longo das avenidas Tocantins e Araguaia, dentre as espécies aroeira pimenteira, resedá, ipê jardim e aroeira salsa, todas de pequeno e médio porte. "Nós temos um olhar especial para o Centro de Goiânia. Dentro do Centraliza, temos vários projetos a serem executados, dentre eles a arborização, uma vez que sabemos que hoje o setor é repleto de prédios, por isso a requalificação passa também pelo plantio de árvores", afirmou o prefeito Rogério.

Disque-Árvore

O programa Disque-Árvore, que permitiu a participação da população no aumento da arborização, resultou no plantio de mais de sete mil mudas nas residências dos moradores da capital. Pelo Disque-Árvore, de janeiro a setembro deste ano, 1.113 solicitações já foram atendidas pela Amma. 
As equipes técnicas avaliam cada local e consideram os aspectos como a largura das calçadas, fiação elétrica, entradas de garagem e até as possíveis encanações de esgoto. "Esse cuidado prévio garante que as mudas sejam plantadas de maneira adequada e contribui não apenas para a estética, mas, também, para o equilíbrio térmico da cidade", ressalta o presidente da Amma, Luan Alves.

Fiscalização

Quanto à fiscalização ambiental, a gestão estruturou a equipe com a entrega de equipamentos, sendo uma camionete, três doblos, uma pick-up strada, sete sonômetros, quatro computadores I5, além de outros 137 computadores, 13 notebooks para a pasta e 60 ares-condicionados.

Ecopontos

Goiânia ganhou também três novos ecopontos, que contribuem para o descarte adequado de resíduos, sendo na Capital um total de cinco estruturas que reduzem o número de ações irregulares em logradouros públicos e terrenos baldios. Objetivo é receber resíduos específicos como pneus, galhadas, material de construção civil, óleo de cozinha usado, móveis e eletrodomésticos. Recentemente, o prefeito Rogério autorizou o início das obras de revitalização da unidade localizada no Jardim Guanabara.

Ações

A administração de Rogério Cruz investiu na criação de um novo viveiro para a produção de mudas de árvores, localizado no setor Pedro Ludovico, e inaugurou, em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil em Goiás (OCB-GO), o Horto Medicinal no Jardim Botânico. Além disso, foram entregues nove pet places em parques municipais, proporcionando ambientes de convivência para a população e seus animais de estimação.

Para reconhecer a contribuição de empresas às práticas socioambientais, foi instituído o "Prêmio Goiânia Sustentável", valorizando iniciativas voltadas para a conservação, recuperação e promoção da qualidade ambiental. A iluminação de LED nos Parques Vaca Brava, que também teve a fonte luminosa reativada, e Leolídio di Ramos Caiado também foi implementada, consolidando a gestão de Rogério Cruz como um período de avanços e comprometimento ambiental em Goiânia.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Fotos: Amma

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF