Governo de Goiás e ANTT discutem melhorias na gestão do transporte no Entorno

Reunião discute gestão do transporte no Entorno do DF (Foto: SGG)
Reunião discute gestão do transporte no Entorno do DF (Foto: SGG)

Por Juliana Carnevalli - Agência Cora Coralina

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou um diálogo contínuo com o Governo de Goiás para aprimorar a gestão do transporte no Entorno do Distrito Federal, com a criação de um Grupo de Trabalho (GT) com representantes da ANTT, dos governos de Goiás e do DF e o Ministério dos Transportes.

Durante encontro do Grupo de Trabalho, a secretária do Entorno do Distrito Federal de Goiás (SEDF-GO), Caroline Fleury, e o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da Secretaria-Geral de Governo, Miguel Angelo Pricinote, foram recebidos pelo diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues.

Caroline Fleury expressou a importância da iniciativa, destacando que "é muito importante essa sinalização de uma cooperação contínua em relação à gestão do transporte no Entorno, incluindo a temporária solução de um convênio para uma governança interna entre as partes envolvidas".

O subsecretário, Miguel Pricinote, ressaltou que, embora a ANTT tenha uma função reguladora e fiscalizadora, não é um órgão executor de políticas públicas, tornando essa governança compartilhada crucial.

O diretor-geral Rafael Vitale Rodrigues enfatizou que o GT visa estabelecer um processo transparente e eficiente para a troca de informações entre todas as partes envolvidas.

"Já a partir da próxima semana, estabeleceremos uma rotina de trabalho com os governos de Goiás e do Distrito Federal, e também com o Ministério dos Transportes que formula políticas públicas, incluindo um cronograma de atividades para a gestão interna do transporte na região do Entorno", afirmou o diretor.

Além disso, em relação ao estudo para viabilizar um possível subsídio ao transporte interestadual, Vitale anunciou que sua equipe realizará estimativas de reajuste e distribuição por linha ou empresa, fornecendo informações essenciais para que outras entidades possam organizar eventuais subsídios.

De acordo com Caroline Fleury, outro destaque da reunião foi o pré-agendamento de uma reunião com prefeitos e parlamentares do Entorno, que discutirá as questões de gestão do transporte relacionadas às necessidades individuais de cada município e projetos para a região.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF