Indústria carbono zero, Posigraf conquista Selo Clima Paraná pela quinta vez

Crédito: Rodolfo Bührer


Em uma conquista que evidencia o compromisso com a sustentabilidade e a gestão responsável das emissões de gases de efeito estufa (GEE), a Posigraf acaba de receber, pelo quinto ano consecutivo, o Selo Clima Paraná. A premiação, realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, tem como objetivo reconhecer as empresas que adotam práticas alinhadas ao ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Posigraf foi reconhecida na categoria mais alta, "Mercado Externo A", alcançando a neutralidade de carbono para os escopos 1 e 2.

Além disso, a gráfica do Grupo Positivo recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol. Esse reconhecimento destaca organizações que demonstram compromisso sólido e transparente na redução das emissões de GEE. O Selo Ouro, do Programa Brasileiro GHG Protocol, é concedido apenas a empresas que apresentam um balanço completo e rigorosamente auditado de suas emissões de GEE. “Isso não só valida o compromisso da Posigraf em minimizar o impacto ambiental, como também destaca o papel essencial da empresa na disponibilização de dados de emissões confiáveis e acessíveis à sociedade. Essa conquista demonstra que a excelência em produção gráfica e a responsabilidade ambiental podem andar de mãos dadas”, ressalta a analista de Meio Ambiente da Posigraf, Taís Àraujo.

De acordo com a especialista, a gráfica possui uma longa trajetória de diversas iniciativas em andamento para contribuir com um futuro mais sustentável. "Há 20 anos, a Posigraf deu um importante passo integrando a biodiversidade ao negócio, destinando quase R$ 2 milhões para a manutenção da Mata do Uru, uma área prioritária para conservação inserida no bioma Mata Atlântica. No pilar de governança, divulgamos o 9.º inventário de GEE, seguindo as diretrizes do Programa GHG Protocol", destaca.

A Posigraf tem um histórico de pioneirismo em questões ambientais. Em 2000, foi umas das primeiras gráficas do país a receber a certificação ISO 14001 e, em 2003, foi pioneira também em integrar a conservação da biodiversidade ao negócio, com a adoção da Mata do Uru. Em 2008, a empresa deu início ao monitoramento das emissões de GEE e à compensação por meio do Selo Carbono Zero. Na década seguinte, no ano de 2014, a gráfica publicou suas emissões de GEE no GHG Protocol, e foi a primeira empresa brasileira a conquistar a Certificação LIFE. Apenas três anos depois, recebeu o Selo Clima Paraná. Em 2022, a Posigraf atingiu mais um marco ao tornar-se a primeira gráfica do setor de impressão de revistas e livros a adotar a prática de Aterro Zero, eliminando o envio de resíduos para aterros sanitários.

 

Sobre a Posigraf

Há 50 anos no mercado, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é uma das maiores gráficas da América Latina. Instalada em uma área de 52 mil metros quadrados, a companhia tem representações em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tabloides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF