Pesquisas apontam disputa acirrada entre Nunes e Boulos em São Paulo

Boulos e Nunes lideram, mas pode surgir um outsider - (Fotos: Felipe Gonçalves/Brasil 247 | Isadora de Leão Moreira/Governo de São Paulo)

Milton Leite ou Kataguiri para vice poderá afundar o barco de Nunes na capital paulista


SÃO PAULO - A menos de um ano das eleições municipais, a disputa pela prefeitura de São Paulo promete ser uma das mais acirradas da história. De acordo com levantamento do instituto 360 Graus divulgado em 13/12, há um empate técnico entre o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o candidato Guilherme Boulos (PSOL).

A pesquisa aponta Boulos com 31,1% das intenções de voto contra 25,4% de Nunes. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Em terceiro lugar aparece Tabata Amaral (PSB), com 8,9%.

A disputa contrasta com os números de um ano atrás, quando Boulos liderava com folga, 29 pontos à frente de Nunes. Analistas políticos atribuem a recuperação do prefeito ao apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do presidente Jair Bolsonaro (PL), seu padrinho político.

De acordo com o cientista político Juvenil Coelho, a escolha do vice será crucial para as chances de Nunes. "Se o prefeito não tiver uma mulher negra como vice, o seu barco poderá afundar ainda no primeiro turno", avalia.

Coelho defende que uma chapa mais diversa e próxima dos jovens pode ajudar Nunes a atrairsegmentos como as minorias, fundamentais para a esquerda que apoia Boulos. Vale lembrar que o ex-presidente Lula é cotado para participar da campanha do candidato do PSOL.

Mesmo com o avanço recente, Nunes precisará superar altos índices de rejeição, entre 23% e 27% dependendo do instituto. Sua gestão tem aprovação de 44% a 49% dos eleitores. Já Boulos é rejeitado por 19% a 24%. Sua candidata a vice mais cotada é Ana Estela Haddad, mulher do ministro Fernando Haddad.

A eleição no maior colégio eleitoral do país promete uma disputa acirrada entre a esquerda e a direita. Que vença o melhor nome para os 12 milhões de paulistanos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF