Referência em média e alta complexidade, HCN prestou atendimento a mais de meio milhão de pessoas em 2023

Unidade do governo de Goiás se consolidou como referência de média e alta complexidade, além de ser o primeiro serviço de Oncologia próprio do Estado

 

HCN - Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano | Atendimento á população Goiana | Centro oncológico | UTI Neonatal
O HCN possui 283 leitos ativos, que representam 25% dos leitos do estado de Goiás, além de uma equipe médica e multiprofissional qualificada, que busca sempre oferecer um atendimento humanizado à população. Foto: (Divulgação/IMED)

Conhecido como Gigante do Norte, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás localizada em Uruaçu, faz jus ao apelido: realizou mais de 543 mil atendimentos humanizados à população goiana somente em 2023. Nesses dois anos em que atua sob a administração do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), o hospital se consolidou como unidade de referência em casos de média e alta complexidade para a população dos 60 municípios que integram a Macrorregião do Centro-Norte do estado, se destacando pelo seu perfil assistencial em oncologia, traumatologia e gestação de alto risco.

Durante seus 2 anos como hospital geral, o HCN teve um avanço significativo com a inserção de diferentes especialidades médicas, aquisição de equipamentos de última geração e implantação de novos serviços e atividades relacionadas à sustentabilidade. O Gigante do Norte possui 283 leitos ativos, que representam 25% dos leitos do estado de Goiás, além de uma equipe médica e multiprofissional qualificada, que busca sempre oferecer atendimento humanizado à população.

 

Primeira Ressonância Magnética Imersiva do Brasil

A estrutura do HCN, que já era de padrão elevado, teve um grande impulso em fevereiro deste ano com a inauguração do novo espaço do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT). O SADT é o primeiro do país e do Sistema Único de Saúde (SUS) que possui uma sala de ressonância magnética com projeção imersiva, que possibilita a humanização da experiência do paciente. tecnologia de projeção imersiva tem a finalidade de humanizar ainda mais a experiência do paciente, permitindo que ele escolha antes de entrar na sala de exame, uma ambiência para a projeção e uma música de fundo.

O acesso a esses serviços, com tecnologia de última geração e exames de alta complexidade, proporciona um diagnóstico mais assertivo e possibilita maior agilidade no tratamento precoce dos pacientes. Desde o início do ano, foram contabilizados mais de 460 mil exames laboratoriais e de imagem.

 

Primeiro Centro de Oncologia da rede estadual

HCN - Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano | Atendimento á população Goiana | Centro oncológico | UTI Neonatal

Além disso, o Centro de Oncologia do HCN é o primeiro da rede pública estadual destinado ao tratamento dos pacientes com câncer em Goiás e tem como objetivo proporcionar atendimento oncológico integral e humanizado para a população goiana. A unidade é referência em tratamento oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS) e já realizou, somente em 2023, mais de 62 mil atendimentos oncológicos e 5 mil biópsias e biópsias por congelamento.

Outro grande diferencial do HCN é possuir estrutura para receber pacientes encaminhados com suspeita de câncer e realizar os exames necessários para investigar desde os primeiros sintomas. Ou seja, a unidade realiza o tratamento oncológico do início ao fim de forma gratuita, seguindo os princípios do SUS, atendendo pacientes com biópsia confirmada e também aqueles que precisam realizar o diagnóstico, além dos pacientes que estão na etapa de cuidados paliativos. Mais de 2 mil quimioterapias foram realizadas desde o início deste ano (2023).

“Tudo aconteceu muito rapidamente. Meus exames foram solicitados e realizados aqui mesmo, dentro da unidade. A equipe dispensa elogios porque são realmente ímpares. O tratamento é muito humano. São profissionais capacitados que nos apoiam. Nós, do Norte, somos muito bem assistidos com essa área de oncologia do HCN", relata Sebastiana Xavier, paciente da oncologia do HCN.

Além dos equipamentos de ponta, o HCN visa garantir atendimento e recepção humanizados para os pacientes e seus acompanhantes. Com equipe multiprofissional, o hospital oferece tratamento individualizado para cada paciente e disponibiliza também atendimento psicológico e serviço de assistência social, além do acompanhamento dos médicos especialistas.

 

Gestação de alto risco e UTI Neonatal

O Governo de Goiás mantém foco na regionalização da saúde, ampliando o cuidado para com as demais áreas, entre elas, a assistência à gestante. Atualmente o HCN atende desde o pré-natal da gestante de alto risco até o cuidado intensivo do bebê após o nascimento.

O Centro Obstétrico do HCN possui equipe especializada para atendimento de gestantes e recém-nascidos de alto risco e conta com um Pronto-Socorro dedicado à assistência de gestantes e puérperas, além de atender casos ginecológicos e oncoginecológicos, garantindo a individualidade de cada mulher e humanização no atendimento. Somente em 2023 a unidade realizou mais de 1.100 partos de alto risco.

O HCN conta também com o projeto Parto Adequado que é um método que permite partos naturais (os mais recomendados) sem dor. Ao contrário da anestesia geral, que induz um estado de inconsciência, a peri walking envolve a administração de anestésicos na medula espinhal, de uma forma que resulta na redução significativa da sensação de dor, mas mantém a sensibilidade e, na maior parte dos casos, a quase totalidade da força motora nas pernas, abdome e períneo. A paciente permanece ativa, caminhando e ajustando sua posição conforme necessário, o que é extremamente benéfico já que a movimentação auxilia no progresso do parto.

Para o diretor assistencial do HCN, João Batista da Cunha, esses números comprovam a importância do Gigante do Norte para a população do interior de Goiás e para a regionalização da saúde no estado.

“É muito gratificante saber que temos um hospital que é referência no estado que dispõe de tecnologia de ponta e atendimento humanizado. Conseguimos mensurar não apenas em números o impacto positivo que o HCN traz na vida da população do centro-norte goiano, mas também pela competência técnica de seus profissionais de saúde, eficácia dos tratamentos, segurança do paciente, acessibilidade aos serviços oferecidos e respeito às necessidades individuais de cada paciente”, ressalta o diretor.

 

Assessoria de Comunicação do HCN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF