Agro é Social levará cursos e serviços gratuitos a região do Rio dos Bois

Ação irá levar atendimentos e cursos gratuitos à treze municípios e terá como sede a cidade de Campestre de Goiás (Arte: Emater-GO)
Ação irá levar atendimentos e cursos gratuitos à treze municípios e terá como sede a cidade de Campestre de Goiás (Arte: Emater-GO)

Aprendizado e crescimento: Agro é Social promove cursos, palestras e crédito social para impulsionar o desenvolvimento rural em Goiás


Dando continuidade as ações que visam capacitar a comunidade e incentivar o empreendedorismo em Goiás, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) irá realizar, dos dias 24 de janeiro a 02 de fevereiro, a primeira edição de 2024 do Agro é Social na região do Rio dos Bois. A ação irá levar atendimentos e cursos gratuitos à treze municípios e terá como sede a cidade de Campestre de Goiás.

AGRO É SOCIAL

O evento é uma iniciativa da Emater que tem como objetivo ampliar o acesso da comunidade aos serviços da Agência, por meio da promoção de cursos profissionalizantes, palestras, dias de campos, entre outros.

"Com essa ação, queremos levar mais conhecimento para o homem e a mulher do campo, viabilizando novas formas de incremento de renda e, assim, melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Sabendo aproveitar melhor os recursos de sua propriedade e até mesmo criando seu próprio negócio, será possível que essas famílias busquem sua independência financeira", destaca o presidente da Emater, Rafael Gouveia.

Além de Campestre, as cidades que receberão os cursos, palestras e serviços do Agro é Social são: Palmeiras de Goiás, Santa Bárbara, Aragoiânia, Trindade, São João da Paraúna, Americano do Brasil, Anicuns, Adelândia, Indiara, Abadia de Goiás, Varjão e Guapó.

Serão oferecidos cursos de avicultura, horticultura, produção de mudas, pintura em tecido, quitandas, cooperativismo, doces artesanais, fruticultura, processamento de carnes, salgados, panificação, conservas vegetais e muito mais. Além das capacitações, haverá também a oferta de palestras.

PLANTANDO SABERES

As crianças também serão contempladas pela programação. No dia 31 de janeiro, o Projeto Plantando Saberes realizará um dia de campo em uma propriedade rural da cidade de Santa Bárbara para que eles possam aprender um pouco mais sobre a vida no campo, e a preservação e conservação do meio ambiente.

Para participar do Agro é Social na região do Rio dos Bois, os interessados devem procurar as unidades locais da Emater e os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) no município que residem. A programação completa será divulgada em breve.

CRÉDITO SOCIAL

Para incentivar o empreendedorismo, os alunos que realizarem os cursos oferecidos pela Emater e estiverem dentro dos critérios, poderão receber o Crédito Social.

"É um fomento do Governo de Goiás para iniciar um negócio na área que ela foi capacitada, no valor de até R$ 5 mil. Por exemplo, um aluno que fez o curso de piscicultura, pode receber o dinheiro para iniciar a atividade na sua propriedade", anunciou o presidente da Emater, Rafael Gouveia.

Por meio da capacitação e do Crédito Social, a Emater proporcionará condições técnicas e financeiras para que os participantes consigam empreender e aumentar a sua rentabilidade, melhorar sua qualidade de vida, além de fomentar a economia do município.

ENCERRAMENTO

Os dois últimos dias do Agro é Social terão uma programação especial. No primeiro dia de fevereiro, vai acontecer o Plantando Saberes, iniciativa da Emater para ampliar o conhecimento e conscientização da juventude.

E para o encerramento da ação, será realizada, no dia 02 de fevereiro, uma solenidade para entrega dos certificados aos participantes dos cursos, além de apresentações culturais, atendimentos técnicos, atividades para crianças e a distribuição de mudas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF