Começa período de pagamento do IPVA 2024 em SP

IPVA 2024 tem queda de 4,1% em relação a 2023 - Foto: Ciete Silvério/Governo do Estado de SP
IPVA 2024 tem queda de 4,1% em relação a 2023 - Foto: Ciete Silvério/Governo do Estado de SP

Atraso no pagamento do IPVA pode levar à cobrança judicial


Começa nesta terça-feira o período de pagamento do IPVA 2024 para os proprietários de veículos do estado de São Paulo. Os valores poderão ser quitados à vista, com desconto de 3%, ou parcelados em até 5 vezes. 

Após dois anos consecutivos de aumento, desta vez o imposto registra queda média de 4,1% em relação a 2023, de acordo com o valor venal calculado pela Fipe. 

O contribuinte pode emitir o boleto para pagamento no site da Secretaria da Fazenda do Estado ou pelo aplicativo da pasta. Também é possível quitar o débito diretamente nos bancos credenciados.

A novidade deste ano é que o IPVA poderá ser pago via Pix, gerando um QR Code válido por 15 minutos no momento da emissão da guia.

Vale lembrar que o licenciamento anual do veículo depende da quitação de todos os débitos, inclusive IPVA, taxa de licenciamento e eventuais multas. O cronograma de licenciamento obrigatório vai de julho a dezembro.

Quem atrasar o pagamento do IPVA está sujeito a juros e multa diária de 0,33%, além de ter o nome incluído nos cadastros de inadimplentes, o que pode dificultar o licenciamento e levar à cobrança judicial da dívida.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF