Cotec de Formosa inicia formação de guias de turismo para região do Planalto Central

Alunos do Curso de Guia de Turismo do Cotec durante aula presencial: qualificação em alto nível focada nas demandas do mercado (Foto: Retomada)

A unidade de Formosa do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec) — gerido em parceria pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, e pela Universidade Federal de Goiás (UFG) — deu início à primeira turma do Curso Técnico em Guia de Turismo.

Em 18 meses, a cidade, que é reconhecida pelo grande potencial turístico e por abrigar a Cachoeira do Itiquira, terá profissionais altamente qualificados com todos os requisitos necessários para uma atuação ampla e bem-sucedida no mercado de trabalho.


“O Entorno brilha com suas cachoeiras, cultura, comida, sua gente. É uma das áreas que mais crescem em força e visibilidade. Por isso, é fundamental para a recém-criada região turística do país, Encantos do Planalto Central, essa capacitação e profissionalização que o Governo de Goiás está proporcionando”, afirma a titular da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury.

O secretário da Retomada, César Moura, destaca que a grade do curso segue um modelo que é referência nacional para o segmento turístico.

“Fazemos questão de oferecer uma formação de alto nível, para que os profissionais goianos estejam preparados para as melhores posições dentro do mercado”, lembra ele, reforçando que o curso é totalmente gratuito.

A secretária municipal de Turismo e Cultura de Formosa, Pâmella de Castro Miranda, conta que a formação é aguardada há muito tempo.

“Graças à articulação que a secretária Carol Fleury fez junto com o secretário César Moura, o curso veio para cá. A demanda na nossa região é muito grande”, ressalta ela. Pâmella, inclusive, é uma das alunas do curso. “Já fui agente de viagem, tive algumas experiências na área de turismo, hoje estou gestora e depois espero viver como guia”, explica ela.

FORMOSA

Formosa é parte da 12ª região turística de Goiás, batizada de Encantos do Planalto Central. “A gente espera que esse curso chegue a outros municípios que têm Cotec. Quanto mais municípios, melhor para a região toda”, diz. Para Fleury, a iniciativa é um divisor de águas para o setor na região.


“É muito diferente visitar um lugar que oferece profissionais com conhecimento técnico, teórico e prático. O guia indica o lugar não apenas pelas belezas e atrações que são inúmeras, mas pelo atendimento prestado, e aí o comércio local também se adequa e se especializa, os demais serviços vão procurando se capacitar à altura do que pede a demanda e, assim, a economia gira. Todos ganham”, resume a secretária.

O CURSO

O curso de Guia de Turismo do Cotec atende 30 alunos em Formosa, 30 em Santa Helena e 30 em Jaraguá. É ministrado no formato EaD, com 20% da carga horária (168 horas) presencial. A grade curricular segue os padrões do Centro Paula Souza, referência nacional para cursos de Guia de Turismo.

Além das aulas, o cronograma prevê seis viagens, contemplando destinos regionais, nacionais e um internacional, com despesas custeadas pelo Governo de Goiás. A formação é de nível médio e tem duração de 18 meses. O investimento total do estado na iniciativa é de R$ 2,1 milhões.
Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem