
Levantamento foi divulgado pelo Banco Central
Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil
      As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em        duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não        reconhecidas feitas com cartões clonados ou roubados, não        reconhecimento de pagamento de fatura e não estorno na fatura        ficaram entre as principais reclamações de clientes de bancos no        primeiro trimestre de 2024, segundo ranking divulgado nesta        quinta-feira (25) pelo Banco Central (BC). No total, o BC recebeu        1.892 reclamações julgadas procedentes, quando houve sinal de        descumprimento de lei ou norma pela instituição financeira,        relativas a esses itens. O BRB, Itaú e Inter foram os que mais        receberam queixas.
      Na sequência, com 856, ficaram reclamações relacionadas ao não        reconhecimento de débito automático autorizado pelo correntista,        diferenças entre saques e depósitos realizados em caixa        convencional, falha humana e resgate de investimentos sem        autorizações dos clientes. Bradesco, Inter e Caixa Econômica        Federal lideram o ranking de reclamações.
      O BC também informou que, no primeiro trimestre do ano, foram        registradas 762 reclamações relacionadas a atrasos na liberação de        crédito, cobrança de parcela já quitada ou em duplicidade, demora        para devolver o valor de parcela cobrada indevidamente e        divergência no valor ou quantidade de parcelas. A Caixa Econômica        Federal, o Santander e o Bradesco foram os que mais receberam        queixas.
      Já as reclamações por débito em conta não autorizado pelo        cliente somaram 489 queixas. As irregularidades relativas à        confiabilidade, segurança, a sigilo ou à legitimidade dos serviços        relacionados a operações de crédito consignado resultaram em 477        reclamações. As reclamações  sobre restrição à realização de        portabilidade de operações de crédito consignado somaram 471.
      As principais reclamações relacionadas ao Pix foram relativas a        dificuldades para solicitar ou realizar a devolução de valores, ao        bloqueio indevido de valores ou da própria conta em situações        diversas das previstas nas regras do Pix e aos casos de demora ou        falha no envio do Pix. O BC recebeu 546 reclamações julgadas        procedentes.
      Entre os bancos, o Inter apareceu em primeiro lugar no ranking        de reclamações das instituições financeiras. A instituição recebeu        741 reclamações julgadas procedentes. O Inter tem quase 31 milhões        de clientes.
      Na sequência vem o BTG Pactual/Banco PAN, com 530 reclamações        julgadas procedentes. O banco possui uma carteira de quase 24        milhões de clientes. O PagBank-PagSeguro, com 31 milhões de        clientes, vem em terceiro. O Bradesco aparece na quarta posição e        o Santander, em quinto. As instituições possuem 106 milhões e 67        milhões de clientes respectivamente.
      A Caixa econômica Federal e o Banco do Brasil aparecem em        oitavo e 14º lugares no ranking, respectivamente.
      O ranking é formado a partir das reclamações do público        registradas nos canais de atendimento do Banco Central (BC):        internet, correspondência, presencialmente ou por telefone (145).
      Além dos bancos comerciais, múltiplos, cooperativos, de        investimentos, também participam do ranking as sociedades de        crédito, financiamento e investimento, instituições de pagamento e        administradoras de consórcio.
      Entre as administradoras de consórcio, a Reserva Administradora        de Consórcio apareceu em primeiro lugar no ranking. Na sequência,        vem a Cooperativa Mista Roma e, em terceiro lugar, a Simpala        Lançadora e Administradora de Consórcios.
      Em nota enviada à Agência Brasil, o Inter, que aparece na        primeira posição no ranking de reclamações, diz reitera o        compromisso de respeito aos clientes e destaca que trabalha para        garantir a eles a melhor experiência. "A instituição registra        atualmente 85 pontos no Net Promoter Score (NPS), o que a coloca        entre os maiores NPS do setor bancário e na zona de excelência. O        índice mede o nível de satisfação dos clientes com os produtos e        serviços e monitora toda a sua jornada na plataforma do Inter",        diz a nota.
      A Agência Brasil tenta contato com os outros bancos que lideram        o ranking do BC.
      Matéria alterada às 17h33 para incluir a manifestação do banco        Inter.
    


